segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ucrânia: e agora?

O que sobra em vigor falta em inteligência. Nada convém mais aos senhores do mundo.

São cada vez mais fortes os indícios de que a guerra na Ucrânia caminha para uma nova fase. Segundo informações recentes, já há confrontos entre forças ligadas ao Pravy Sektor e forças leais ao governo instalado em Kiev. Ainda é cedo para se emitir uma opinião com segurança, mas nada nos impede de especular a partir do que sabemos e do que costuma acontecer nesses casos, especialmente levando em conta a tradição dos serviços de inteligência das várias nações envolvidas na questão. Podemos muito bem estar diante de um golpe da inteligência russa visando a divisão do inimigo e forçando, na pior das circunstâncias, o Ocidente a mais uma intervenção custosa, ou um golpe dos serviços de inteligência ocidentais com o objectivo de desestabilizar ainda mais a Ucrânia e forçar a Rússia a intervir, ou algo ainda mais complexo e perigoso. É "bom" lembrar que já há tropas da NATO em território ucraniano:


Parece que os tais nacionalistas ucranianos, meros paus mandados do neoconismo, conseguirão que no fim de tudo que a Ucrânia deixe de existir. E por cá há muitos nacionalistas que os aplaudem e depois se chateiam quando desconfiamos deles...

1 comentário:

  1. Eu não sei, mas pode ter acontecido um desentendimento real ai entre eles na Ucrania. Mas uma coisa eu sei, se a Russia chega a atacar estes neonazistas ai, mesmo que estes sejam meio fakes... somente vai sobrar os comunistas do lado da Russia de Dugin. Pois qualquer nacionalista ao ver isso vai ter minada a confiança na Russia e vai cortar laços com ela, entre eles Golden Dawn grego, os Le Pen, os da Inglaterra, etc.

    E porque ? Porque talvez os Right Sector realmente estejam querendo se libertar e esta precisando de ajuda, o mesmo caso dos outros partidos de que citei acima, mesmo que estes partidos não os apoiem. Então, eu acho que é uma situação bem complicada.

    Claro, isto é apenas uma teoria minha, posso estar errado.

    ResponderEliminar