quinta-feira, 5 de junho de 2014

Uma pequena lição de História

Sede da VOC: Comparem com a sede que a Apple vai construir...

Acabo de ler um excelente artigo que resume bem o desenvolvimento do "capitalismo". Num texto tão curto, é impossível desenvolver a fundo todos os pontos essenciais, ou sequer citar todos os factos chave, assim, farei apenas algumas observações para ajudar na compreensão do conteúdo.

Em primeiro lugar, lembro que houve uma mudança qualitativa essencial com a fundação do Banco de Inglaterra em relação ao Banco de Amsterdão pois o primeiro obteve o monopólio da emissão, aumentando exponencialmente o poder especulativo dos "insiders". Em segundo lugar, os confiscos das revoluções protestantes e a combinação do movimento das enclosures, cuja intensidade só aumentou desde a Revolução Gloriosa até o século XIX, e do uso das leis da pobreza em favor da oligarquia sedenta de mão-de-obra barata, tudo isso em combinação com a exploração monopolista das colónias do nascente império inglês, abriu o caminho para a constituição de corporações industriais que no espaço de um século fariam as poderosas corporações comerciais da era do mercantilismo parecerem anãs. 

Enganam-se os que imaginam que as corporações mercantis dos séculos XVII e XVIII eram mais poderosas que as corporações financeiras e industriais do século XIX e XX. É verdade que as anteriores possuíam frotas e exércitos privados, mas isso é porque ainda não dispunham do domínio total dos estados. E sabemos como funciona a lógica capitalista: não é melhor atirar o ônus da guerra aos cidadãos que pagam impostos absurdos e assim sustentam o parasitismo das corporações monopolistas do que pagá-las do próprio bolso e ainda ficar com má fama? Nesse ponto, acho que os capitalistas têm razão... 

Feitas as observações, vos desejo uma boa leitura:

3 comentários:

  1. Engraçado, o capitalismo é criação do Judaísmo e o Comunismo é também criação do Judaísmo...........................vcs. não estariam a ver judaísmo por todos os lugares ou deveríamos pressupor que o restante da população que não profetam o judaísmo não passam de meros espectadores e vaquinhas de presépio.....................creio que não o erro está no ódio exacerbado ao judeus...............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ralph,

      Existe uma actividade conhecida como "estudo". Recomendo-a ao cavalheiro. Não é pelos nossos afectos ou desafectos que devemos atribuir as acções a terceiros, mas sim pelo que apontam os factos. Os aqui apontados são conhecidos de todos os historiadores. Pratique essa actividade que lhe recomendei, o estudo, em relação à História. E deixe de meter pontinhos por todo o lado ao vir comentar cá. Isso reforça a impressão de que andaste a fumar um baseado antes de vir cá soltar essa conversa flower power.

      Shalom!

      Eliminar