sábado, 8 de setembro de 2018

Recomendação de Leitura sobre o 7 de Setembro



No meio de tanta confusão, acabei por esquecer o 7 de Setembro, data pela qual não nutro afeição, como expliquei várias vezes em anos anteriores. Mas acabei de ler um texto muito interessante do Rafael Queiroz que recomendo a todos:


O Rafael, como eu, adopta o termo "secessão" para definir o que é vulgarmente conhecido como "Independência do Brasil". Em termos prácticos, conhecendo o que era o tal "Brasil Colónia" (outro termo impreciso...), e a recente promoção do Brasil a reino no quadro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o que houve foi uma secessão despoletada por umas dezenas de imbecis (nos dois lados do Atlântico) irremediavelmente emburrecidos pela ideologia liberal e cegos pela perspectiva do ganho imediato - avaritia facit bardus - que encontraram inspiração e incentivo externo para as suas acções.

Tanto o Brasil como Portugal saíram perdedores. O Brasil perdeu a sua posição de reino mais forte e mais promissor num império multicontinental, entrando num período de três décadas de instabilidade política e se transformando numa feitoria endividada nas mãos de uma elite provinciana, e Portugal conheceu a guerra civil e seguiu por um caminho semelhante em direcção à irrelevância, à desmoralização e ao servilismo. Enfim, foi muito mau, mas nada que o quadro actual não supere...  

Observação: Nesse ponto, também recomendo o trabalho do professor Loryel Rocha, que muito tem feito para divulgar informações documentais omitidas pela historiografia corrente e acerta em muitas das suas interpretações.

Sem comentários:

Enviar um comentário