sábado, 31 de outubro de 2020

Guerra de desgaste

 Há cerca de dois anos, os EUA e seus governos títeres no Brasil e Colômbia vêm promovendo ameaças contra a soberania venezuelana. Qual é a jogada? Cui bono? Antes vamos relacionar com dois eventos similares, ambos no Oriente Médio, ambos eventos de guerra entre dois países ao longo de suas fronteiras, ambas motivações aparentemente territoriais, um atual e o outro no passado. São os conflitos de Nagorno-Karabakh e a guerra Irã-Iraque (1980-88). Os interesses que aproveitaram estas tragédias, certamente aproveitarão também no caso de uma guerra na fronteira Brasil-Venezuela. Inclusive, como visto, já se manifestam.

Nagorno-Karabakh: Armênia-Azerbaijão.

Sem entrar em detalhes não necessários agora, as duas pequeninas ex-repúblicas soviéticas representam, cada uma, dois poderes do jogo geopolítico mundial. Apesar de estarem na região do Cáucaso, os dois países se inserem no contexto do Oriente Médio, pelo menos nesse caso é mais do que evidente. O suporte do Azerbaijão provém de Israel e Turquia, que por sua vez são diretamente alinhados ao poder hegemônico do sistema financeiro mundial, encabeçados pelos EUA, tendo a União Europeia e OTAN (a Turquia é membro desta) como instrumentos primordiais. Sendo assim, Israel e os otomanos são os principais representantes deste lado no tabuleiro do Oriente Médio, onde o conflito entre azeris e armênios se contextualiza.

A Armênia é fortemente alinhada à Rússia, possuindo tropas deste país em seu território desde o fim do primeiro conflito com o Azerbaijão, em 1994. Esta questão contextualizada no jogo do Oriente Médio, implica numa participação significante do Irã (o maior aliado russo na região) ao lado da Armênia. Durante o primeiro conflito, os persas mediaram as conversações entre ambas as partes. Não tocarei nas motivações territoriais ou religiosas desta guerra, pois são apenas um pretexto, com base em motivações já desfiguradas, para os poderes hegemônicos (EUA-EU-OTAN-Turquia-Israel) infiltrarem suas sementes da discórdia nas fronteiras russas. Na minha singela opinião, acreditar que no século 21 existam guerras simplesmente por motivos territoriais ou religiosos, é basicamente devaneio de uma mente desinformada. Não avançarei mais neste tópico, pois serve apenas de exemplo para entender o nosso caso sul-americano, também fica respondida aqui qual é a jogada.

É a velha geopolítica norte-atlântica de cerco contra a Rússia, tal como os casos recentes de Geórgia (2008) e Ucrânia (2014). Não só isso, como também se insere no jogo energético baseado na Ásia Central, com vários oleodutos e gasodutos, além de fontes energéticas, rumo a Europa (e posteriormente os EUA) atravessando o Cáucaso e o Mar Negro. Nada melhor, para a hegemonia, do que utilizar nações-anãs em guerras por procuração, camufladas na ladainha dos ‘’litígios territoriais’’, no caso, o mais diminuto ainda território de Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão.

A guerra Irã-Iraque, nos anos 80.


Não há necessidade aqui de analisar a fundo as motivações e implicações desta guerra encerrada há 32 anos. O fato mais importante são as suas características como guerra de desgaste, prolongada por longos oito anos em que nenhum dos lados, longe de serem pequenas nações, como no caso Armênia-Azerbaijão, conseguia avançar efetivamente, tanto em termos de objetivos quanto de territórios conquistados. O que permitiu isso, sem sombra de dúvidas, foi o envolvimento de dezenas de países, de todas as regiões do planeta. A maioria fornecendo armamentos, equipamentos e os mais diversos insumos, para ambas as partes!

Irã e Iraque foram armados com uma gama inimaginável de engenhos, inclusive terríveis armas químicas, utilizadas pelas forças de Saddam Hussein. O Brasil foi um dos principais atores neste evento do Oriente Médio, com nossa indústria bélica vivendo sua época áurea nos anos 80. Fornecemos blindados Urutu e Cascavel, de nossa saudosa Engesa, para ambos os países, tendo também o Iraque recebido os poderosos lançadores múltiplos de foguetes ASTROS, fabricados pela Avibrás. Foi um verdadeiro bazar em que várias nações e empresas auferiram fortunas às custas da destruição mútua da Mesopotâmia e da Pérsia.

As duas superpotências do globo terrestre, EUA e URSS, temerosas da revolução islâmica recém-ocorrida no Irã, que poderia lançar o país numa empreitada pela supremacia na região altamente estratégica do Oriente Médio, expulsando ambos, firmemente tomaram o lado do regime de Saddam Hussein. Isso não os impediu de manipular o jogo de forma mais ardilosa, armando também o regime dos aiatolás. Temerosos da mesma forma, com as chances de um Iraque nacionalista, promotor da união de todo o mundo árabe, e armado até os dentes, alcançar aquela mesma supremacia sobre todos os poços de petróleo no Oriente Médio, sem bandeiras ianques ou soviéticas. Ambas as superpotências procuraram causar o maior dano possível simultaneamente em ambas as potências regionais, alijando-as de futuras ambições.

Brasil x Venezuela: alucinações de uma meia dúzia de doentes alçados ao poder.

Contrariando criminosamente uma bela tradição secular de alta diplomacia, responsável por promover uma relativa estabilidade política em toda a América do Sul, legado do gigante Barão do Rio Branco. O atual chanceler Ernesto Araújo, e seu inepto presidente da República, vem lançando o Itamaraty e o Brasil numa palhaçada desastrosa. Nosso país não ter nada a ganhar com isso, é observável a olho nu, sem necessidade de um especialista. Com base na exposição anterior, do caso Irã-Iraque, fica claro os rumos que esta tragédia pode tomar, considerando ainda que se trata de um país nada pequeno, a Venezuela (muito bem relacionada com Cuba, Irã, Rússia e China) contra o próprio gigante continental do Sul, nosso país.

O enfraquecimento de ambos, Brasil e Venezuela, é uma peça-chave para as pretensões estadunidenses de intensificar seu imperialismo na região. Como falei num texto anterior, os EUA vem perdendo em praticamente todas as frentes do mundo [1], inclusive dentro da América Latina, sendo o Brasil uma exceção (por pouco tempo!) na qual eles pretendem tirar o máximo de proveito. O (des)governo atual oferece (de pura e espontânea vontade) todas as condições para isso. A subserviência, destes representantes civis e militares, aos gringos, é de dar asco. Chegaram ao ponto de realizar uma grande manobra militar simulando uma guerra contra a Venezuela, para agradar aos senhores dos quais servem. Como se isso não fosse suficiente, o exercício contou ainda com a presença de militares do US Army. [2]

https://www.youtube.com/watch?v=imGtFwDGNNg

Os sinais da perigosa situação na qual o Brasil vem sendo empurrado, contra um país fortemente apoiado pela Rússia e pela China, se acumularam nos últimos dias. Desde quando o Conselheiro de Segurança Nacional estadunidense desembarca com toda uma equipe simplesmente para tratar de comércio com empresários da FIESP? [3] Além disso a chefe do Eximbank (BNDES estadunidense) integrou a comitiva. O que tramam?

Temo que aproveitarão um hipotético conflito entre as duas pátrias sul-americanas para abastecer o Brasil com armamentos oriundos de seu complexo industrial-militar (uma máquina insaciavelmente faminta por guerras mundo afora para auferir lucros infindáveis).  [4] Colocando de escanteio o fabricante nacional, fazendo-o desaparecer, ou na melhor das hipóteses, tornar-se um representante local das corporações norte-americanas. O mesmo que foi tentado com a Embraer, através da Boeing. Felizmente o negócio (leia-se a falcatrua) fracassou.

Para agravar a situação, a região habitada pela etnia indígena Yanonami fica exatamente na fronteira Brasil-Venezuela, abrangendo parcelas de territórios de ambos os países. No estado de Roraima se situa a controversa reserva Raposa Serra do Sol, considerada território da mesma etnia. 


                       

                                                                                      
É tudo o que os poderes hegemônicos desejam, um enorme pretexto ‘’humanitário’’ e ‘’ambiental’’ para ‘’salvar’’ a Amazônia e os índios, exatamente numa região prenhe de minérios e outras riquezas incalculáveis, você não acha? Imagine as conscienciosas almas do Primeiro Mundo, habitantes de centros cosmopolitas da OTAN, como NY, Londres, Paris, Bruxelas, Frankfurt, Amsterdam, Copenhagen e Oslo, ao assistirem as cenas de mísseis, foguetes, projéteis e bombas destroçando parcelas da floresta e de aldeias indígenas indefesas. Receita para o caos. [5] [6] (Leiam estas duas notas, são muito importantes para compreender este tópico).

Para completar a receita (tudo isso já não era suficiente?!), um fato que já procurei alertar desde o início, pois se encaixa perfeitamente nesta agenda da OTAN na Amazônia, portanto fora de sua área original de atuação. Foi o acordo Colômbia-OTAN, celebrado há dois anos. [7] Meus amigos, dessa forma temos, bem em nossas fronteiras, o barril de pólvora do confronto geopolítico EUA/OTAN/Hegemonia versus Rússia/China/Contra-hegemonia. E o pavio, obviamente curto, são estes maníacos alucinados como Bolsonaro, Araújo e Mourão, dentre outros. 

João Victor Gasparino, escritor e analista independente.

Notas:
[1] http://libertoprometheo.blogspot.com/2019/12/guerra-hibrida-o-imperio-perde-no-mundo.html
[2] https://crusoe.com.br/diario/a-convite-do-exercito-militares-dos-eua-visitaram-simulacao-de-guerra-na-amazonia/?fbclid=IwAR376gn_nsH2AfvhV3g2btfLocFEfXOr8QXAhhEY7w4OOnK9gjaIG9BucTQ
[3] https://www.aeroin.net/aviao-forca-aerea-dois-pousou-ha-pouco-em-sao-paulo-veja-por-que/
[4] https://www.defesanet.com.br/bid/noticia/37889/Bolsonaro-quer-comprar-armas-nos-EUA-e-sela-mal-estar-com-industria-nacional/
[5] https://www.defesanet.com.br/gi/noticia/38302/Alerta---A-%E2%80%9Cretomada-verde%E2%80%9D-da-OTAN/
[6] https://www.defesanet.com.br/otan/noticia/38384/A-OTAN-e-a-origem-do-movimento-ambientalista/
[7] https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/colombia-e-aceita-na-otan-e-se-torna-o-1o-pais-da-america-latina-na-alianca.shtml



9 comentários:

  1. Vou usar apenas o "ad hominem".

    Com base nas suas fontes, todas da direita tucana, não tem como levar a sério o que você escreve. Todo mundo na direita é afetado pelo complexo de vira-latas, por isso são tão subservientes aos gringos. Não existe direita civilizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parei em "direita tucana"...
      Não adianta,marxistóides pensam com o fígado, nunca com o cérebro.

      Eliminar
  2. Os gringos simplesmente roubaram tudo de valor* da Embraer e depois cancelaram a compra. Os militares brasileiros são um bando de vagabundo desqualificados (no sentido técnico) ou levaram alguma propina pra serem tão omissos durante o processo de entrega.

    *Projetos, engenheiros e etc...

    ResponderEliminar
  3. Sobre os correios.

    Vão entregar a empresa pros gringos e os carteiros vão ser todos demitidos e substituídos por "funcionários de salario mínimo", isso vai transformar uma empresa supostamente deficitária numa empresa altamente lucrativa.

    Na direita só tem idiotas (que não raciocinam e simplesmente repetem chavões) ou corruptos. Qual o verdadeiro motivo do deficit?

    Meu palpite é que tenha relação com alguns péssimos contratos que os golpistas de 2016 fizeram justamente pra gerar o deficit.

    Vocês acham razoável os correios pagarem o preço cheio pra transportar 10 toneladas num avião e só colocarem 2 toneladas? Isso é um procedimento comercial normal.

    Por isso eu chamo os militares de vagabundos e desqualificados. Simplesmente querem entregar a empresa pra ganhar as propinas*, nem se preocuparam sequer em saber de onde vinha o deficit.

    *Mamata acima de tudo.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo que essa guerra seja evitada, o que é difícil, por causa do complexo de vira-latas da direita brasileira, inclusive os tucanos supostamente civilizados.

    A verdade é que já existem muitos esquemas em execução contra o Brasil. A "Survival International", a conspiração do Rei da Noruega, a conspiração do Príncipe Charles (tariqueiro) e etc...

    Os militares até denunciavam alguns desses esquemas, mas os esquemas dos gringos eles fingem que não enxergam e até passam pano.

    O engraçado é essas ONGs que supostamente defendem os índios e a natureza estarem em silêncio diante das atrocidades que o Bozo e seus capangas estão cometendo. [Na verdade não tem nada de estranho, afinal o Bozo está a serviço do imperialismo que também manda nessas ONGs].

    ResponderEliminar
  5. Você deveria comparar com a mitológica guerra nuclear de 2000 A.C. Aquela guerra que provocou o fim da Mesopotâmia. [Foi na época do famoso êxodo].

    Uma guerra parecida acabou com a que destruiu o antigo império do Egito.

    As duas provocaram "mudanças climáticas".

    O "deus" dos sionistas que é um genocida maluco nem estava envolvido na guerra, era neutro, e simplesmente varreu Sodoma, Gomarra e o espaçoporto da península do Sinai do Mapa*.

    *Isso pode ter ocorrido na guerra anterior e não existem fontes históricas confiáveis [Não acredito numa palavra do que os sionistas dizem].

    Os sionistas acham mesmo que vão conseguir me capturar e ainda conseguir me obrigarem a pedir desculpas de joelhos pelos meus crimes antes de me executarem. [Meu único crime é dizer a verdade, algo que eles abominam com todas as forças]. {Só nos seus sonhos... Isso nunca vai acontecer na realidade}.

    ResponderEliminar
  6. Sobre a Guerra na Armênia.

    Outro fator é que os porcos sionistas odeiam os cristãos e sempre perseguiram os cristãos no Oriente Médio.

    Outro fator é que os Bárbaros Jázaros podem estar querendo apoderar-se daquelas regiões que controlavam no passado.

    ResponderEliminar
  7. Ué?!

    Você acabou de colocar um artigo em que apoia o Trump!!!!

    Pô, você mesmo sabe que Republicanos e Democratas são cada um à seu modo invasores e administradores de nações invadidas. Dependendo da situação.

    Não importa quem esteja no poder lá no Norte!

    O Titio Sam irá invadir países ou administrá-lo caso o alvo nacional já tenha sido invadido pela gestão anterior.

    ResponderEliminar