sexta-feira, 1 de abril de 2016

Arrumando o que fazer na Romênia.



"O modernismo de Olavo de Carvalho", publicado no site da Associação Montfort, expõe claramente a divergência entre o que o pensador diz ser o Cristianismo e o que a Igreja diz a respeito. Segundo Olavo de Carvalho, o Cristianismo não era, em sua origem, uma doutrina, mas uma série de fatos e, sobretudo, fatos miraculosos. Ele foi ainda mais longe no Facebook e, implicitamente, negou a autoridade da Tradição da Igreja Católica, a que diz pertencer:



Disse ele que levou "décadas para entender uma coisa tão óbvia", sendo que ele já havia dito a mesma coisa sobre a suposta centralidade do milagre no Cristianismo.

Ora, a idéia de que o milagre tem papel essencial nessa tradição, em oposição ao que ocorre no Islã, já havia sido afirmada anteriormente por Frithjof Schuon, antigo mestre "espiritual" de Olavo de Carvalho, que foi o representante oficial (muqaddam) de Schuon no Brasil! Ele não levou décadas refletindo sobre isso: ele aprendeu nos livros, e talvez mesmo "aos pés" do antigo mestre.

Já a afirmação de que Jesus não teria pregado uma doutrina - a despeito de se afirmar o contrário nos Evangelhos! - eu não lembro de ter lido em Schuon. Mas isso foi repetido por Andrei Plesu, amigo de Olavo de Carvalho, em um livro romeno de 2012 em que interpreta, de forma aparentemente questionável - a julgar pelo que diz a resenha a que tive acesso - as parábolas proferidas por Jesus. Segundo essa resenha, Plesu afirma, na página 211 de dito livro, que "Jesus não parece ter se preocupado em construir uma doutrina".

Andrei Plesu, além de maçon, é um grande admirador do falecido André Scrima, padre ortodoxo que participou do Vaticano II e tinha claras influências perenialistasComo já foi dito em meu blog pessoal, o perenialismo guenoniano nada mais é que uma forma renovada da antiga e herética seita islâmica do Ismailismo, que, por sua vez, ensina a angelologia que Plesu importou e tornou essencial em sua visão do que seria o Cristianismo (vejam o índice de seu livro "On Angels", que se revela uma clara adaptação dos ensinamentos cristãos à angelologia ismailita exposta por Henri Corbin).

Há, na Romênia, duas organizações iniciáticas que foram criadas sob influência perenialista (e Plesu parece ser ou ter sido membro de uma delas ou até mesmo de ambas): a Fraternidade de Hyperion - ou Fraternity of Hyperion, se quiser encontrar mais informações em inglês - e a Rugul Aprins, da qual Scrima era membro.

Participar de uma dessas organizações parece ser a única explicação plausível para o estranho e frequente afluxo de perenialistas brasileiros por aquelas paragens.

Publicado originalmente em 14/09/2014 em Pérolas da Nova Direita.

8 comentários:

  1. Creio que apesar do maçom Olavo se apresentar como um velho debochado e inofensivo, ele tem um grande papel designado pelos sionistas.
    Quer queiram ou não, a onda avassaladora neo-con foi desencadeada pelo Olavo desde o ano 2000 mais ou menos, tomando grande intensidade após as manifestações articuladas pela maçonaria em 2013.
    Isto para vermos que na política e pensamento cultural político ele teve grande influência, mesmo com anti-petistas liberais negando ser inspirados por Olavo, com certeza, estes tem muito de olavismo na mente.
    Então, se ele fez isso na esfera política, com certeza fará ainda um estrago de mesmo tamanho no catolicismo.
    Orlando Fedeli já havia percebido isso há anos e declarou que o pensamento "cristão" de Olavo não passava de gnose.

    ResponderEliminar
  2. Hoje o velhote maçom Olavo de Carvalho passou o dia todo em sua pág. de Facebook tentando dar explicações e desculpinhas de que não é maçom. O crco está fechando, velho picareta Olavo, todos já estão sabendo que tu és um esotérico, satanista e gnóstico!!!

    ResponderEliminar
  3. Parece que os judeus voltaram a usar sua velha tática de ocupação territorial. Vão emigrar de novo, e pro nosso quintal...
    Congresso Mundial na Argentina, Dilma no Brasil clamando por reforma, Bolivarianos ameaçando o BR... Mises falando em vender terra por dividas, divisão territorial e a agenda entreguista de sempre...
    E as Forças Armadas nem um pio... Ao que pro crédito deles expulsaram o Jorge Wagner do Ministério da Defesa.

    ResponderEliminar
  4. E a Globo malhando a Monarquia ...

    ResponderEliminar
  5. O Movimento Endireita Brasil, ligado ao PSDB, pelo visto está usando de táticas terroristicas ucranianas para tomar o poder, algo semelhante ao que Walter Mercado disse que deveria ser feito para prejudicar o governo e arranca-lo do poder.

    O dr. Mercado mente ao dizer que PT e PSDB são irmãos e estão juntos, ele faz isso porque é um desinformador, somente porque eles tem alguns pontos de acordo não quer dizer que sejam do mesmo time.

    Continuem desmascarando-o, que um dia a casinha dele vai cair por completo.

    ResponderEliminar
  6. Engraçado que o maçom e ocultista Olavo de Carvalho sempre se contradiz. Ele afirma que TODOS os países do leste europeu da extinta união soviética ainda são controlados pela KGB, mas vive a flertar com os maçons do governo da Romênia, que segundo ele seriam comunistas disfarçados.

    ResponderEliminar
  7. Isso que o sr. Caio Rossi comenta aqui sobre o que concebe ser o Cristianismo
    o sr. Olavo onde em outros lugares ele diz categoricamente:
    'Cristianismo não é doutrina, é um fato1 é preciso frisar que nem para a falsidade o sr. Olavo é "original".
    Ele a poucos dias atrás [março/abril 2016] na sua última aula interna [cof] reafirma seu apreço
    específico por um pensador alemão que diz absurdidades.
    Quem é esse pensador alemão?
    Sr. F. Schelling.
    É na corrente mental do sr. Schelling calcado no escrito deste alemão,
    chamado "Filosofia da Religião" que Schelling mesmo afirma que o Cristianismo não é uma doutrina,
    e sim um fato. Está lá na obra do sr. Schelling muito antes da existência de um Olavo L. P. de Carvalho.
    Mas, insisto, afirmar que o Cristianismo é só um "fato" é falsear brutalmente, broncamente, rançosamente,
    preconceituosamente o que é o Cristianismo verdadeiro e com maiúscula. Esse tipo de coisa tinha que vir
    de correntes protestantizadas.
    Mais ainda, o sr. Olavo, na gravação para o filme dele "Jardins das aflições", pelo menos
    nas entrevistas gravadas declarou quando questionado sobre Religião que essa noção de Cristianismo
    'não é uma doutrina, mas um fato' era uma opinião particular dele, mas o que não é tão particular assim;
    é um eco à mentalidade do idealista alemão Schelling, gnóstico, sim.
    Schelling embriagou-se com leituras e doutrinas gnósticas sobretudo coisas da mente do sr. Jacob Boehme.
    Insisto ainda: o sr. Olavo determina que o escrito do sr. Schelling chamado "filosofia da religião"
    é como que direi a "glória máxima" de um sujeito que no fim acertou a mão.
    É um fazer-rir francamente.
    Mas há mais.
    O sr. Olavo não é Modelo concreto que se deva seguir sem graves restrições e para ser Católico apostólico romano.
    Ele e seu filho nunca dizem as claras:
    1) que tipo de católico é
    2) o outro que tipo de cristão é
    Logo, neste aspecto específico eu os chamo categoricamente de:
    PALHAÇOS!
    E perceba como ficam enfezadinhos quando postos na parede de forma racional.

    ResponderEliminar
  8. Então segundo o pai Sidi Muhhammad Schneider de Carvalho, Nosso Senhor Jesus Cristo não veio cá dar-nos as Boas Novas, Ele veio apenas fazer show de mágica. Quem realmente fez doutrinas foi Maomé, (ele reconhece a versão 2.0 da seita herética do ARIANISMO chamada Islão como "religião revelada", apesar de dizer-se católico), a "Muié Eterna", o Schuon, o Guenon e o próprio capiroto...

    ResponderEliminar