quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Marchetaria gnóstica

Davi de Carvalho, um dos filhos de Olavo de Carvalho, é artista plástico dedicado à arte da marchetaria. Suas obras fazem algum sucesso entre os seguidores do pai. O artista mantém uma página para divulgação de seu trabalho no Facebook.




Vejam melhor a foto do perfil, um dos quadros criados por Davi:



Aqui o artista aparece segurando sua obra:



Dos comentários a essa foto no Facebook:


O quadro de Sandro Botticelli a que ele se refere é A Primavera, da segunda metade do século XV:


De acordo com o site da Mediateca di Palazzo Medici Riccardi, dedicada ao palácio onde a obra se encontrava originalmente:

Uma das [interpretações] propostas com maior credibilidade foi oferecida por Ernst Gombrich (1985)... De acordo com o historiador da arte, a composição se refere à filosofia neoplatônica, e em particular aos escritos de Marsilio Ficino, que, em 1481, escreveu uma carta ao pupilo Lorenzo di Pierfrancesco na qual ele recomendava ao jovem que tomasse Vênus como sua guia espiritual, como uma alegoria de Humanitas ou educação humanística. Na pintura, a figura principal é, de fato, a própria Vênus...

Ora, Ficino e seu discípulo, Pico della Mirandola, eram mais do que meros "neoplatônicos": foram os fundadores da "cabala (dita) cristã". Quanto ao planeta Vênus, ele possui duas fases, sendo uma delas como a "estrela da manhã" ou, em grego, Phosphoros, o "portador da luz", termo que, em latim, nos deu Lúcifer, daí a identificação bíblica de Vênus, ou a Estrela da Manhã, com Lúcifer ou Satã. Dessa identificação simbólica advém o culto gnóstico a Maria Madalena como "Maria Lucifera"

Isso lhe parece "Nova Era" demais para o membro de uma família ligada ao sofisticadíssimo perenialismo? Pois essa escola vai pelo mesmo caminho, como se lê em "Three Marys", um importantíssimo texto de um perenialista que estabelece a relação entre as 3 Marias que aparecem nos relatos do Novo Testamento com a tradição esotérica do culto à suposta manifestação tripla do Eterno Feminino. Recomendo especial atenção à nota 11, onde essa crença e prática gnóstica é relacionada a Vênus. 

O culto esotérico e herético às "Três Marias" nada mais é do que a adaptação ao cristianismo do culto às 3 Shaktis do hinduísmo - Saraswati, Lakshmi e Parvati -, também presente no culto esotérico de origem pré-islâmica às "3 Filhas de Alá" - as deusas pagãs al-Lat, al-Uzza e Manat -, assunto dos "Versos Satânicos" de Salmon Rushdie e que sobreviveu de forma subreptícia no sufismo. 

Agora não fica muito difícil entender por que o filho de Olavo de Carvalho, um perenialista confesso (será que o Mídia sem Máscara tirará esse link do ar?), escolheu reproduzir, da obra de Botticelli, exatamente as três musas, que, em um outro comentário à sua foto acima, são identificadas, a exemplo das "3 Filhas de Alá", como sendo as "3 Filhas de Zeus":



O comentário foi "curtido" pelo próprio Davi, o que sugere sua aprovação:


Não se enganem: vinda de perenialistas, qualquer referência à Virgem Maria, a Maria Madalena, a musas ou deusas não passa de uma exaltação escamoteada do que eles acreditam ser o "Eterno Feminino", mas que a tradição cristã considerou melhor relacionar a Lúcifer e chamar de "Estrela da Manhã", ou simplesmente de "Prostituta da Babilônia". 


30 comentários:

  1. Como disse Stª Teresa D'Ávila:é só procurar, que lá vai estar o rabinho escondido. (algo assim)

    ResponderEliminar
  2. Diálogo com Ricardo o púbere
    Oh! Mestre reparo em uma constante e consigo prever determinadas coisas o que é isso?
    Olavão: desembucha e discorra de forma sucinta.
    Ricardo o púbere:
    Bem...descobri que ao mesmo tempo várias olavattes da estrita observância, como num passe de mágica descobriram:
    Que na semana retrasada não gostavam mais do Júlio Severo,
    Que na semana passada não gostavam mais do Reinaldo Azevedo
    Que nessa semana e na mesma hora que não gostavam mais do Constantino.
    E consigo prevê novos espantalhos que são seu pupilos sendo odiados no futuro.
    Cadê aquele papo todo de que somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer?
    Isso tudo não seria um imbecil coletivo olavettico?
    Olavão: Veja bem...eh...deixa eu vê....hummmm....
    Pego com a mão na botija...Olavo somente com a sua consciência individual do agente que dá testemunho dos atos sem testemunha sabe que criou o imbecil coletivo olavettico e alimenta tal ser com paralaxes cognitivas desbanalizadas do banal que se tornam cacoetes mentais e posts...
    já sei diz olavão... cala boca seu merdinha, pica, rola, cu, espingardas, ursos, cu, pica, rola, pica, rola, cu...
    Ricardo o púbere fica triste, mas olavão tem uma saída....
    A velho conto da síndrome da perseguida que é tiro e queda para alguns olavettis que se perguntam demais...
    Olavo lança a nova imagem...vale poemas roxeanicos, um pouco de pe. pio pra lá e um pouquinho de nossa senhora pra ká e uma pitada de que todos estão contra ele..
    Os que caem na autovitimização mimimi olavão dá uma nova chance e os classifica como olavattes da nova ordem reformada...
    mais olhe lá viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorando a saga "Ricardo o Púbere" ...
      Você sabia que "Santo Ricardo " esteve em Portugal e apenas anunciou a viagem quando regressou ao Brasil ? Dizem que estava com medo de dois ursos brasileiros que vivem em Portugal...
      Se fossem gatos ou galinhas, o guru tratava deles...

      Eliminar
  3. "Valorizar" Salário Mínimo = DESEMPREGO

    https://www.youtube.com/watch?v=93ba6c75jq0

    ResponderEliminar
  4. Capitalismo Malvadão - O Boi 777

    https://www.youtube.com/watch?v=AieiGOhjIyE

    ResponderEliminar
  5. Pela PRIVATIZAÇÃO da Saúde

    https://www.youtube.com/watch?v=H7zXmlglmXM

    ResponderEliminar
  6. Quando Olavo de Carvalho diz que pratica a religião da sua infância só repete um típico jargão maçom e como ele mesmo diz da tariqa que segundo ele não haveria necessidade de se converter ao islam mas simplesmente continuar com os rituais da externo da sua religião de infância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Olavo afirma ainda acreditar que Maomé foi um legítimo profeta e disse, em vídeo, ter praticado os rituais islâmicos esotéricos E eXotéricos (por esses entenda as 5 orações diárias,etc.) quando na tariqa do Schuon.

      Se crer na legitimidade de Maomé e realizar os rituais islâmicos não for ser muçulmano, o que seria?

      Ainda por cima, ele disse, em carta a Lings reproduzida nesse blog, que iria para a tariqa do Schuon EXATAMENTE por ela exigir a conversão.

      Eliminar
  7. Nem de propósito: encontro-me a ler "Orthodoxy and the religion of the future" e fiquei espantado com a influência insidiosa do hinduísmo nas igrejas. Recomendo vivamente. O silêncio e colaboracionismo da Igreja Católica - hoje, na melhor das hipóteses, uma mera burocracia espiritual - é espantoso. E nojento

    ResponderEliminar
  8. Caro Caio, você chegou a estudar a questão da igreja ortodoxa com relação à igreja Romana? Me parece que eles tem razão em vários argumentos, como por exemplo, que a doutrina da supremacia papal só foi definida numa época muito próxima ao cisma de 1054 e o fato das outras igrejas não terem aceitado indicaria que não foi um desenvolvimento legítimo por parte de Roma. Tem também a questão de traduções imprecisas do Grego para o Latin que deram origem a teologias muito diferentes, como foi o famoso "filioque" e também na questão do purgatório.

    ResponderEliminar
  9. Democracia não faz sentido

    https://www.youtube.com/watch?v=WyDyFqKGKsk

    ResponderEliminar
  10. "Quanto ao planeta Vênus, ele possui duas fases, sendo uma delas como a "estrela da manhã" ou, em grego, Phosphoros, o "portador da luz", termo que, em latim, nos deu Lúcifer, daí a identificação bíblica de Vênus, ou a Estrela da Manhã, com Lúcifer ou Satã."

    "Sendo uma delas"? Qual é o outro significado? O movimento de venus é duplo, um deles é anti-horário e outro horário, então, penso que naturalmente um deles foi associado com algo ruim, perverso, daí vem o sentido de Lucifer como impostor. Ja o outro movimento é aquele que traz a luz (o sol, pois Venus vem acompanhado com o sol) e é "benéfico", pois Jesus mesmo é identificado com a estrela da manhã (no Apocalipse). A figura formada pelo movimento de Venus é um pentagrama que também possui dois significados - um maléfico e um benéfico, um pentagrama invertido e um pentagrama normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. >>>Ja o outro movimento é aquele que traz a luz (o sol, pois Venus vem acompanhado com o sol) e é "benéfico",<<<

      Não. Esse é o movimento associado a Phosphoros/Lúcifer.

      >>>pois Jesus mesmo é identificado com a estrela da manhã (no Apocalipse).<<<

      Os termos em grego são diferentes: no caso de Lúcifer, Φωσφόρος (estrela da manhã). No caso de Jesus, no Livro do Apocalipse, ἀστὴρ πρωϊνός (a estrela com o brilho da manhã).

      Eliminar
    2. >>>Ja o outro movimento é aquele que traz a luz (o sol, pois Venus vem acompanhado com o sol) e é "benéfico",<<<

      Não. Esse é o movimento associado a Phosphoros/Lúcifer.

      >>>pois Jesus mesmo é identificado com a estrela da manhã (no Apocalipse).<<<

      Os termos em grego são diferentes: no caso de Lúcifer, Φωσφόρος (estrela da manhã). No caso de Jesus, no Livro do Apocalipse, ἀστὴρ πρωϊνός (a estrela com o brilho da manhã).

      Eliminar
    3. E, sim, o André Luiz dos Reis emburreceu.

      https://ask.fm/AndreLuizDosReis/answers/133910297151?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=answer_own#_=_

      Eliminar
    4. Confirmando: ele de fato emburreceu.
      https://ask.fm/AndreLuizDosReis/answers/133917572671?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=answer_own#_=_

      Eu respondi acima à pergunta que me foi feita sobre o Apocalipse. Eu sabia do trecho de São Pedro, mas não quis me alongar na discussão. Mas vamos lá.

      O ortodoxo (??) André Luiz, como lhe é típico fazer em seus surtos de "percepção episódica da realidade" - termo técnico correto para o tipo de "burrice" que ele costuma apresentar -, não percebe que a consequência lógica do que ele está dizendo é que Jesus Cristo seria Lúcifer. Não obstante, vejamos o que santos realmente ortodoxos disseram a respeito:

      São João de Damasco:http://orthodoxinfo.com/general/stjohn_islam.aspx

      There is also the superstition of the Ishmaelites which to this day prevails and keeps people in error, being a forerunner of the Antichrist. They are descended from Ishmael, [who] was born to Abraham of Agar, and for this reason they are called both Agarenes and Ishmaelites. They are also called Saracens, which is derived from Sarras kenoi, or destitute of Sara, because of what Agar said to the angel: ‘Sara hath sent me away destitute.’ [99] These used to be idolaters and worshiped the morning star and Aphrodite, whom in their own language they called Khabár, which means great...

      Segundo decorre do raciocínio de André Luiz, o santoteria acusado os idólatras de adorarem Jesus Cristo.

      Sto Atanásio sobre os ensinamentos de Sto Antônio:http://orthodoxinfo.com/death/vita-antony.aspx

      'And he said they often appeared as the Lord revealed the devil to Job, saying, "His eyes are as the morning star. From his mouth proceed burning lamps and hearths of fire are east forth. The smoke of a furnace blazing with the fire of coals proceeds from his nostrils. His breath is coals and from his mouth issues flames." When the prince of the demons appears in this wise, the crafty one, as I said before, strikes terror by speaking great things, as again the Lord convicted him saying to Job, for "he counteth iron as straw, and brass as rotten wood, yea he counteth the sea as a pot of ointment, and the depth of the abyss as a captive, and the abyss as a covered walk [6]."

      Ainda segundo André Luiz, Jesus seria o Príncipe dos Demônios.

      Mas de onde parte o erro dele? Ele está partindo do pressuposto de que, uma vez que fontes cristãs tenham se referido a Jesus também como "Estrela da Manhã", não seria possível identificar a "Estrela da Manhã" somente com Lúcifer no caso da obra de Botticelli.Ele não disse isso, mas está implícito para quem não sofre de surtos de "percepção episódica da realidade".

      Ora, mas a obra não faz nem uma coisa e nem outra. Ela se refere a Vênus, que, essa sim, é vinculada à "Estrela da Manhã" enquanto símbolo de Lúcifer, e foi NESSE CONTEXTO QUE EU TIREI A CONCLUSÃO LÓGICA INESCAPÁVEL. A questão aqui nunca foi "A Estrela da Manhã", mas Vênus. Mas, para quem tem surtos de 'percepção episódica da realidade", essas coisas são difíceis de entrar na cachola.


      Eliminar
  11. OK Caio, eu gostaria de conhecer sua opinião nisso caso possa um dia publicar aqui ou noutro local, embora talvez não interesse a muitos brasileiros já que a ig. Ortodoxa não está ainda muito presente no Brasil. Em que pese os perenialistas em geral simpatizarem mais com a ig. Ortodoxa que com a Romana, isso por si só não é motivo para desconsiderá-la de cara, né? Seja como for, Para pessoas como eu, que estão em pesquisas e talvez retornem ao Cristianismo, acredito que toda opinião de quem tenha algum esclarecimento é útil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, mas não tenho interesse em desenvolver o tema.

      Eliminar
    2. Talvez isso ajude.

      http://vkpatriarhat.org.ua/en/?p=12153

      Eliminar
  12. http://pt.metapedia.org/wiki/Olavo_de_Carvalho

    ResponderEliminar
  13. Página "O Jardim das Aflições" participando da tentativa de neutralizar a verdade sobre Sidi Muhammad/ Olavo de Carvalho.
    PS: A casa está caindo.
    https://www.facebook.com/ojardimdasaflicoes/photos/a.672560512873574.1073741828.617393518390274/818039441659013/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  14. O cristianismo também possui OUTROS INIMIGOS, vejam isso: http://oi63.tinypic.com/n2bvut.jpg


    link do grupo (vejam os comentários): https://www.facebook.com/636891349695628/photos/a.636904709694292.1073741828.636891349695628/1089980831053342/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  15. alguém tem que avisar para o flavio morgenstern as novas inscrição para o curso "encontre sua própria voz"...

    ResponderEliminar
  16. Gosto do olavão com seus seus arroubos de tiozão...
    na minha época...

    ResponderEliminar
  17. Esses da tal "Nova Direita Cultural", estilo Alan Soral, Benoist, etc, serão a nova ameaça ao cristianismo em geral, eles substituirão os comunistas.

    Esperem e vejam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que é uma ameaça, ao menos política, mas não sei se serão tão bem sucedidos. É esperar para ver.

      Eliminar
    2. São ameaça alguma, meramente uma opção ideológica a mais no "mercado".

      Religião é uma opção pessoal, não se trata mais de algo coletivo, isso já foi definido com a separação de Igreja-Estado.
      Temos liberdade para fazermos o que quisermos e isso é uma grande vitória do século 20.

      Comparar Soral e Benoist com comunistas é brincadeira não é, só pode ser.

      Eliminar
    3. Benoist é anti-cristão https://www.youtube.com/watch?v=ITQPEP5hFw0 e promove a paganização da Europa http://www.amazon.com/On-Being-Pagan-Alain-Benoist/dp/0972029222 e você vem me dizer que ele não é comparável a comunistas. Vá dizer asneiras em outro mural!

      Eliminar
    4. E olha o que os seguidores PAGÃOS de Benoist dizem:

      Rafael Daher: Está na hora de revidar a destruição dos nossos templos, não?

      Rafael Daher: Tradição Hiperbórea o catolicismo não só destruiu nossos templos, mas também a alma dos nossos patrícios. Se hoje a Europa está repleta de idiotas, ainda que ateus paz e amor, é por culpa dos valores cristãos e da influência danosa do catolicismo. Precisamos varrer a mentalidade cristã antes de qualquer coisa, até mesmo da mentalidade daqueles que "acham" que renegaram o cristianismo. Fora do Imperialismo Pagão não há salvação.

      https://www.facebook.com/636891349695628/photos/a.636904709694292.1073741828.636891349695628/1089980831053342/?type=3&theater

      Eliminar