quarta-feira, 3 de abril de 2019

Nacional-Gnosticismo III: a Grande Cadeia do Ser





Vimos, na primeira parte desta série, as alusões do Ministro Ernesto Araújo a autores esotéricos em "Trump e o Ocidente", artigo que escreveu para uma revista de relações internacionais e que Olavo de Carvalho utilizou como referência ao recomendá-lo ao cargo no Governo Bolsonaro. 
É com base em conceitos esotéricos que também se ergue sua concepção de nação, como se verifica nesse trecho:
Fernando Pessoa ... dizia na Mensageur: '"As nações todas são mistérios. Cada uma é todo o mundo a sós"... [S]ua reação é justamente a tentativa genial de recuperar ou reinventar o nacionalismo mítico [...], refundar a unicidade profunda, multidimensional, transpolítica da nacionalidade ... 'As nações todas são mistérios': aqui, a palavra 'mistérios' pode se ler não só no sentido de enigma inescrutável, mas também de celebração e rito iniciático, de culto mistérico, como nos mistérios de Elêusis, e nesse sentido cada nação é também uma religião. [meus grifos]
Essas considerações reforçam o que foi dito na segunda parte sobre a acepção esotérica do termo "metapolítica" quando empregado pelo Chanceler. Como explicado então, metapolítica, nesse sentido, toma como princípio a existência de um "saber primordial comum a todas as civilizações", o que a tornaria, segundo seus defensores, a "expressão de uma ciência não profana, e sim sagrada", que "penetra no mistério escatológico da história" expressando "um projeto que [...] os homens retos esforçam-se de [sic] realizar na terra..."
É com esse pano de fundo que se deve ler as seguintes afirmações de Ernesto Araújo logo no início do referido ensaio:

[A]o lado de uma política externa, o Brasil necessita de uma metapolítica externa, para que possamos situar-nos e atuar naquele plano cultural-espiritual em que, muito mais do que no plano do comércio ou da estratégia diplomático-militar, estão se definindo os destinos do mundo. Destinos que precisaríamos estudar, não só do ponto de vista da geopolítica, mas também de uma 'teopolítica'. [meus grifos]
Como já estabelecido, se essa "teopolítica"/"metapolítica" tem como base uma concepção esotérica, então se faz necessário compreender como ela se articula até chegar à proposição de um nacionalismo que, mais do que o termo sugere, é também, e mais essencialmente, um "culto mistérico" e segundo o qual cada nação "é também uma religião".
Para tanto, não se pode cair no erro, que tem se tornado muito comum, de tomar as idéias de Ernesto Araújo, ou de Olavo de Carvalho, entre outros, na mesma chave com que se recebem as intervenções da Ministra Damares Alves ou de Iolene Lima. Leo Strauss, com seu Perseguição e a Arte de Escrever e suas considerações sobre as reais crenças de Maimônides, já deu rigor acadêmico à compreensão de como o discurso esotérico se camufla em uma nuvem de aparente religiosidade convencional.



É preciso atenção para não se deixar levar pelos símbolos linguísticos cristãos quando utilizados por pensadores gnósticos que se dizem defensores ou representantes da "fé cristã", sobretudo quando eles mesmos fazem referência a autores esotéricos como base de seu pensamento.

-----


O Ocidente cristão herdou da Antiguidade grega o conceito que se convencionou chamar de A Grande Cadeia do Ser. Essa Grande Cadeia seria a hierarquia que, iniciando-se no Ser Supremo - a origem de todos os seres e de toda a possibilidade de existência -, desceria, passando pelos deuses (ou anjos, na classificação cristianizada) e chegando até os homens, animais e minerais (existe um clássico de Arthur O. Lovejoy, publicado pela Harvard University Press, a respeito). 



Em consonância com o que apresentam as Escrituras, essa Grande Cadeia do Ser foi assimilada pelo Cristianismo como apresentando o Deus Criador no topo e, abaixo, os seres por Ele criados mediante Sua Vontade soberana.

Os gnósticos, no entanto, mantiveram uma perspectiva mais próxima da neoplatônica, mesmo que eles se apresentem exteriormente como defensores do Cristianismo.

De forma geral e muito simplificada, pode-se dizer que eles concebem a Grande Cadeia do Ser tendo, em seu topo, o Uno Transcendente Supra-Individual do qual emanariam - surgiriam espontaneamente, por assim dizer - deuses dos quais, por sua vez, "emanariam" ainda outros, em quantidade sempre crescente, até que, por fim, teríamos a realidade sensível na qual vivemos de forma mais imediata.

Um povo, uma nação, seria, portanto, mais do que uma coletividade humana com vínculos históricos, culturais, linguísticos ou étnicos entre seus membros. O modo de ser, agir ou pensar associado a um tipo nacional seria a manifestação sensível das possibilidades ontológicas contidas potencialmente na divindade arquetípica da qual essa nação mais imediatamente emanaria. Por essa razão, cada membro dessa nação teria de buscar a realização dessas possibilidades. Essa seria a finalidade, o "telos" de sua existência.


É dessa metafísica que advém a "metapolítica" que embasa o nacionalismo gnóstico. E é só munido desses conceitos que se pode compreender as palavras de Fernando Pessoa, ecoadas por Ernesto Araújo, sobre cada nação ser como um mistério, o que incluiria, no detalhamento feito pelo atual Ministro, também um "rito iniciático", um "culto mistérico" e "uma religião". Realizar, atualizar esse arquétipo nacional seria, segundo essa perspectiva, mais do que expressar uma "cultura", mas rigorosamente o cumprimento de um rito, o viver em consonância - e, consequentemente, em "ressonância" - com a divindade que deu origem a uma dada nação.
Ainda nessa concepção, os anjos - equivalentes semíticos dos deuses, segundo os esotéricos - seriam mais do que "entes" espirituais criados por Deus. Eles seriam "níveis da realidade". Seriam "estados" e, ao mesmo tempo, "seres supra-individuais".

É por essa razão que René Guénon escreveu, em O Homem e seu Devir Segundo o Vedanta [que, é importante destacar, Olavo de Carvalho inclui na lista de "Livros que fizeram minha cabeça"], abaixo em sua tradução espanhola:
[C]asi todo lo que se dice teologicamente de los ángeles puede decirse também metafisicamente de los estados superiores de ser. 





Reforçando, o mesmo autor diz, em "Os Estados Múltiplos do Ser", desta vez em tradução brasileira:
Já notamos que quase tudo o que é dito teologicamente dos anjos pode ser dito metafisicamente dos estados superiores do ser.





A propósito, alguns leitores devem se lembrar que, em 2015, nos artigos "A Igreja Humilhada" I e II, o pensador e, é importante lembrar nesse contexto,  também astrólogo Olavo de Carvalho defendeu que a recuperação da Igreja Católica só seria possível através do anterior resgate da "cosmologia medieval".

Vejamos o que Guénon - que "fez a cabeça" do Olavo e de Araújo - diz no trecho seguinte àquele reproduzido logo acima:
Já notamos que quase tudo o que é dito teologicamente dos anjos pode ser dito metafisicamente dos estados superiores do ser, assim como, no simbolismo astrológico da idade média, os “céus”, ou seja as diferentes esferas planetárias e estelares, representam estes mesmos estados, e também os graus iniciáticos aos quais corresponde sua realização; e, como os “céus” e os “infernos”, os Dêvas e os Asuras, na tradição hindu, representam respectivamente os estados superiores e inferiores em relação ao estado humano.
Veremos, na 4ª parte, a aplicação dessa "metapolítica" gnóstica à ordem política internacional.

Caio Rossi - Publicado originalmente no blogue Pérolas da Nova Direita

46 comentários:

  1. estou esperando o vídeo sobre a receita de yakisoba q a helô prometeu...

    ResponderEliminar
  2. Que nuvem negra é essa em cima da sua cabeça Sidi Muhammad? Andou fazendo a "dança da chuva"? [Piada interna da tariqa]

    O Sidi Muhammad sempre fez "macumba" pros desafetos dele.

    Falei em "chutar macumba" pois a maioria dos espíritos imundos costumam atacar por baixo.

    Ainda estou esperando a "macumba". Mande as "potestades do ar" afinal não sei como lidar com elas.

    ResponderEliminar
  3. Foi por isso que você disse que o ano está apenas começando Sr. Sidi Muhammad?

    https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/astrologia/astrologia-a-influencia-da-lua-em-novo-ciclo-em-aries,0a8eb0748f3bf92043599419e013344b8yc4yw24.html ago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem gente aqui tão louca e esquizofrenica que nem perco meu tempo.

      Eliminar
  4. O Ciro entende de economia, assim como eu, por isso está surtando. A situação do país é critica e as besteiras que o Bozo faz na política externa só pioram a situação.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389116/'Flávio-Bolsonaro-é-um-mentecapto-que-prejudica-o-país'-diz-Ciro.htm

    ResponderEliminar
  5. Bastaria o Mourão dar uma resposta dura pra esse palhaço e essa confusão terminaria. Não adianta tentar dialogar com o Bozo e a turma dele. Ou os militares colocam juízo na cabeça do Bozo ou os políticos vão colocar.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia/389118/Marco-Feliciano-acusa-Mourão-de-ser-desleal-'vice-também-sofre-impeachment'.htm

    ResponderEliminar
  6. Bastou cortar as verbas públicas e a globo golpista entrou em colapso. Pelo menos nisso o Bozo acertou, os petistas bunda moles que fiquem chorando no entendo da globo que é "liberal" e "lacradora". Vão lacrar na casa do caralho.

    https://istoe.com.br/com-queda-na-audiencia-globo-registra-pior-inicio-de-ano-da-historia/

    ResponderEliminar
  7. O Bozo jogou fora todo o trabalho que o Brasil fez em matéria de política externa desde 1976, literalmente.

    Isso é o que os militares tem a oferecer ao país? São realmente um bando de burros e palhaços pomposos?

    Pelo menos trocaram as cusparadas pelo "Gonden Shower".

    https://www.brasil247.com/pt/247/economia/388898/Levamos-40-anos-para-conquistar-mercados-diz-empresário-decepcionado-com-Bolsonaro.htm?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical

    ResponderEliminar
  8. Bandido bom é bandido morto?

    O vereador da Câmara de Belo Horizonte, Cláudio Duarte (PSL), foi preso e afastado de suas funções na manhã desta terça-feira (2) sob a acusação de cobrar “rachadinha” (recolhimento dos salários ou parte deles) dos próprios funcionários na Câmara Municipal e ameaçar servidores para que não revelassem o esquema.

    https://horadopovo.org.br/vereador-bolsonarista-e-preso-em-bh-por-crime-igual-ao-de-flavio-bolsonaro/

    ResponderEliminar
  9. Todos os maçons são da direita khoser, eles idolatram os porcos sionistas. O Trump é só o chefe da maçonaria, não sei pra que endeusar esse débil mental.

    A metapolítica na teoria é uma coisa, mas na pratica é só besteira. O discurso deles é bastante "fluido", até o atirador da Nova Zelândia concordaria com esse papo de que cada nação é também uma religião. Os fascistas acham que cada país só pode ter pessoas de uma determinada religião.

    "As minorias que se adequam ou simplesmente desapareçam!" [Bozonaro, Palhaço]

    https://horadopovo.org.br/o-nazismo-era-de-esquerda-a-terra-e-plana-a-ditadura-nao-existiu-trump-e-a-encarnacao-de-deus/

    ResponderEliminar
  10. O Bozonaro é fascista e islamofóbico, mas ele deve estar com vontade de copiar Brunei.

    "Obviamente, a apostasia, que acarreta pena de morte, só se aplica aos muçulmanos". A inquisição também só punia os cristão, na teoria.

    Vou esperar pela fátua (fatwa) do Sr. Sidi Muhammad.

    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/03/internacional/1554284355_385703.html

    ResponderEliminar
  11. Certamente são evanjegues como a biscate da Micheque. Biscate é quem trabalha no baixo meretrício, ela trabalhava com os políticos no alto meretrício. O "deus" dessa raça é o dinheiro.

    Certamente essa biscate odeia pobre, os pobres de direita são complexados. Eles não ajudam ninguém e se possível ainda "chutam a escada".

    https://www.plataformamedia.com/pt-pt/noticias/sociedade/interior/avo-de-michelle-bolsonaro-mora-numa-favela-com-esgotos-a-ceu-aberto-10749332.html?utm_source=dn.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle

    ResponderEliminar
  12. Digo nada, ele e o Carluxo deveria ir pra Brunei.

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/primo-de-carlos-bolsonaro-tambem-pede-passaporte-diplomatico-diz-o-antagonista/

    ResponderEliminar
  13. O presidente da Guatemala é um débil mental como o Bozo, por isso os porcos sionistas "fazem o que querem" naquele país.

    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/29/interna_internacional,1017073/membros-de-seita-judia-sao-presos-por-sequestro-de-criancas-nos-eua.shtml

    ResponderEliminar
  14. a foda tá sem graça com essa direita transante...o filho do dirceu, com a playlist desatualizada, animou a sessão...

    ResponderEliminar
  15. Esse papo é antigo. Os militares brasileiros não pensam estrategicamente? Os militares não tem um plano?

    Na falta de um plano eles obedecem cegamente os gringos e no caso do Bozo os porcos sionistas. [Isso é o que defende o astrólogo, o velho complexo de vira-latas].

    O que se sabe é que o legado do "modelo econômico" da ditadura foi só um monte de "sucata e ferrugem".

    Até o Ciro preferiu fazer uma "abertura econômica" suicida do que tentar fazer a parte 2 e as outras. Os militares simplesmente tentaram copiar um modelo que não entendiam, por isso acho que nem concluíram a parte 1.

    Os militares são um bando de burros, eles não tem autocritica e se acham os donos da verdade.

    Acho que é mais ofensivo explicar o plano do astrólogo e seus pressupostos do que dizer palavrões aleatórios.

    “Os caras vêm com uma piroca deste tamanho e põem no nosso cu”. [Autor Desconhecido]

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389156/Olavo-Santos-Cruz-não-sabe-de-onde-veio-nem-para-onde-vai.htm

    ResponderEliminar
  16. como é que pode..catolicismo oxigenado pela tariqa é foda!!!!! tem padre que fala mal dos outros na cara dura, tipo briguinha de minininha,,,, apaga a mensagem e corre na página do camarada e da um like gostoso em post!!!!!!!! ....beijinho no ombro...aki pras inimigas óóóh ! loucura do kralho, cuidado... daqui a pouco se continuar andando com esse pessoal vc vai tá fazendo coisas piores...kkkkkkk...essa passa safadinho.

    ResponderEliminar
  17. midia ninja, fora do eixo, capilé ainda existem? eles falavam pra caralho de articulação de suprapartidarismo...

    ResponderEliminar
  18. O vereador e o chefe de gabinete foram presos. Falando nisso... Cadê o Queiroz?

    https://www.brasildefato.com.br/2019/04/03/vereador-de-bh-preso-por-corrupcao-defende-a-ditadura-militar/

    ResponderEliminar
  19. O Brasil realmente virou uma piada.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389217/Brasil-diz-à-ONU-que-não-houve-golpe-em-1964.htm

    ResponderEliminar
  20. As olavetes não trabalham? Só ficam fazendo turismo com dinheiro público?

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389110/MEC-volta-atrás-e-cancela-viagem-a-Paris-de-'discípulos'-de-Olavo-de-Carvalho.htm

    ResponderEliminar
  21. Todo os militares são burros, como é que gente que tenha o mínimo de inteligencia leva esse astrólogo a sério.

    O Doria transformou o Bruno Covas em um fantoche dele. A carreira política do Bruno Covas terminou antes de começar.

    O Doria é de extrema direita, por isso ele não pode cortar relações com o astrólogo.

    Os tucanos fizeram de tudo pra eleger-se em 2018 e terminaram elegendo o Bozo. Aparentemente vão eleger outro débil mental de extrema direita em 2022.

    Em matéria de burrice os tucanos e os petistas estão tecnicamente empatados.

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/olavo-de-carvalho-rebate-doria-e-diz-que-governador-deveria-estudar-historia,e1a72b107c7fac4437312b7df0c6bcd9563pfql6.html

    ResponderEliminar
  22. Os tariqueiros querem transformar o monoteísmo em monolatria/monolatria.

    ResponderEliminar
  23. O astrólogo é contra a mistura de raças, mas diz que não é racista.

    "Não tenho nada contra, mas...".

    https://cidadeverde.com/fenelonrocha/97063/atos-contra-miscigenacao-recuam-o-mundo-150-anos

    ResponderEliminar
  24. Fiquei curioso ao ver um dos discípulos do astrólogo dizendo as mesmas coisas que o Henry Bugalho.

    O discurso dos sionistas de "esquerda" é igual ao discurso dos sionistas de direita. Não dá nem pra dizer que estão apenas repetindo como fazem os analfabetos funcionais treinados pelo astrólogo. Provavelmente as informações vem da mesma fonte, a entidade sionista, a grande porca.

    A burrice e a desonestidade intelectual do astrólogo passaram do limite, ele está acusando o atirador da Austrália/Nova Zelândia de ser "esquerdista" e "eurasianista". Sendo que o sujeito é obviamente de extrema direita (fascista, racista, islamofóbico e etc...).

    Isso me lembrou o caso do atirador da "boate gay de orlando", já que o pai do atirador tinha um perfil igual ao do olavo.

    Tudo que eles não gostam na direita eles dizem que é coisa da "esquerda".

    ResponderEliminar
  25. O discurso dos tariqueiros muda constantemente, eles até gostam de acusar os críticos de emitirem "opiniões datadas". Eles influenciam e são influenciados por grupos de extrema direita.

    Vou ter que construir uma maquina do tempo pra mandar o Sidi Muhammad de volta pra idade média?

    Na idade média a ICAR massacrava os hereges, mas não enfrentava os principados e potestades que "inspiravam" os hereges. Por isso as heresias sempre voltavam a aparecer nos mesmos locais. Essas heresias viraram as seitas protestantes. Basta ver como a "doutrina" deles é herética. Os "anabatistas" são o exemplo mais perfeito de como uma heresia virou religião. O deus dos protestantes é o dinheiro, já que os maçons e sionistas mandam nessas seitas.

    Os gnósticos acham que todos os seres antigos são bonzinhos, pra eles só seres "divinos" conseguem durar muito tempo.

    Uma discussão interessante é sobre as egrégoras e os círculos da cabala. Será que o baal que invocam hoje é o mesmo baal que invocavam 1000 (mil) anos atrás. Os círculos da cabala são como as divisões do "exército de satanás". Acredito que os "deuses" da cabala são apenas almas penadas escondidas sob esses nomes imponentes, que usam como mascaras.

    No dia da facada fake uma potestade, provavelmente responsável por esse país veio me chatear. O pior é a aura dourada, qualquer idiota acharia que é um anjo. O detalhe é que aguentou cinco minutos de porrada comigo. Aquela coisa drenou muito da minha energia vital. Não acredito que os demônios estrangeiros dos sionistas tenham tanta força por aqui, longe de seus templos e seguidores.

    Os sionistas usam árvores e outros itens pra amaldiçoar seus inimigos. Por isso é preciso ter cuidado não apenas com o que recebemos, mas com o que damos. "Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem". Os sionistas seriam capazes de amaldiçoar até o rosário do Papa, caso tivessem oportunidade.

    Dessa vez pode mandar o "baal", o "baiano", um "anjo" ou o próprio deus/diabo. Daqui a pouco eu vou cansar de esperar e vou ai perguntar "Cadê o porra do baiano?".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu também deve ser um macumbeiro do CARALHO pra saber tudo isso.

      Eliminar
  26. Os sionistas não tem gratidão ou caráter. Mesmo sendo adulados pelos petistas e pelos kirchner eles continuaram nos odiando (afiando os punhais nas sombras pra nos apunhalar na primeira oportunidade). Eles são nossos inimigos hereditários e sempre vão ser, eles são os banqueiros parasitas e os empresários escravocratas.

    Pra eles os brasileiros são só uma sub-raça que eles querem escravizar. Os petistas são incapazes de aprender e o pior é que o partido continua infestado de porcos sionistas.

    Não consigo mais ver solução pro Brasil. Realmente só sobrou uma saída... O aeroporto internacional.

    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/marcelozero/388891/Líderes-da-Terra-Plana.htm

    ResponderEliminar
  27. O astrólogo é um ser "divino", ele não é um simples "macumbeiro" (filho de santo ingrato), ele deve achar que é filho da deusa Amaterasu.

    Falando em "potestades". Vou ter que dar uma passadinha no Japão pra ver se o demônio que comandar a floresta de aokigahara é mesmo de alto nível.

    ResponderEliminar
  28. pq Lutero nutria ódio pelos espanhóis...chamando tudinho de vermes e cachorros imundos?

    ResponderEliminar
  29. “… cada nação é também uma religião”.


    Sim Chanceler Ernust pode estar referindo-se a dois Estados fundamentados em contradições, crenças e em guerras, atualmente inimigos escatológicos do gênero dos

    excrementos. Após tantas divergências ideológicas a religião deveria ser o caminho da conciliação. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” dizia o filho de Deus

    no Calvário.

    O chanceler cruzado é apenas outra vítima do astrólogo de Matusalém que coibido pela afecção da esquizofrenia é incapaz de ajuizar que a 'Common Law' adotada nos países

    anglo-saxônicos tanto como o Direito Romano-Germânico elegeram muitos preceitos da lei islâmica 'Sharia' (não confundir com o ignominioso gênero de direito islâmico

    moderno), e reconhecem em muitos de seus juízos o caminho a ser seguido para acalentar querelas com justiça e equidade. A justiça é uma esfera (geoide) de Direito e

    Estado onde não existe distinção entre Religião e Estado, Oriente e Ocidente, mas conciliação e juízo.

    E é apropriado conjecturar que Religião inbuida de altruísmo e razão está fora da equação de muitos: astrólogos; gnósticos; terra-planistas; fanáticos, cruzados e

    inquisidores que promovem a religião da intolerância. Na mesma proporção a ausência de religião também leva a outro extremo. Ao pirronismo insipiente dos ateus,

    agnósticos e iluministas. Maximilien de Robespierre reconhecia na ideologia 'Illuminati' o caminho para a salvação. Sim ele acreditou em Deus: 'GADU', 'Amon-Rá' e

    'tetragrammaton', e em nome da Liberté, égalité, fraternité +-40 mil pessoas foram guilhotinadas, incluindo um dos pais da química moderna, Antoine Lavoisier, tudo por

    um Estado Laico sem religião.

    Uma curiosa lista de alguns guilhotinados pela revolução 'Illuminati':

    http://www.prospection.net/doc.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inquisição que o astrólogo defende (chega a defender até que ela deveria voltar a funcionar) matou muita mais.

      Querem botar na conta do "ateísmo" os mortos da revolução francesa é desonestidade intelectual ou burrice.

      Eliminar
    2. É esclarecedor refletir sobre as cognominadas Fake News Utópicas, Históricas e Épicas mancomunadas por prevaricadores do passado e do presente.

      1. “Se sabemos que a Terra gira em volta do Sol não é graças a Copérnico

      O que nos contaram. Que Nicolau Copérnico, após um estudo exaustivo do movimento dos corpos terrestres, chegou à conclusão de que a Terra girava sobre seu eixo e que esta e o restante dos planetas giravam, por sua vez, em volta do Sol. E não ao contrário, como se acreditava até esse momento. Dessa forma criou a Teoria Heliocêntrica recebendo o ataque da Igreja, ... O que realmente aconteceu. Foi o astrônomo e matemático grego Aristarco de Samos o primeiro a perceber que nosso planeta girava em torno do Sol. Assim o explicou no tratado De Revolutionibus Caelestibus mil anos antes de ser mencionado por Copérnico. “Aristarco de Samos viveu no século III antes de nossa era. Foi ele quem propôs o modelo heliocêntrico ...”

      https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/05/ciencia/1536142770_672955.html


      2. Não conheciam sobre a efericidade dos corpos celestes na época de Copérnico.
      "Não há qualquer evidência que aponte que as pessoas pensavam que a Terra era plana – pelo contrário, porque os estudos da época baseavam-se no pensamento greco-romano, que há séculos sabiam que a Terra era esférica."

      https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-5-mitos-sobre-a-idade-media/


      3. "A Igreja impedia o desenvolvimento da ciência e queimava cientistas na fogueira"
      "Padres cientistas: eles são e fazem muito mais do que você imagina em prol da ciência"

      AVIAÇÃO – Todos os anos, a Força Aérea Brasileira concede a Medalha Bartolomeu de Gusmão a pessoas que prestaram serviços importantes para a aeronáutica. A medalha tem o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), um dos precursores da aviação.
      GENÉTICA – Ao estudar ervilhas, o monge católico Gregor Mendel (1822-1884) fez as descobertas científicas que deram origem à Genética.
      MANCHAS SOLARES – O monge Benedetto Castelli, amigo e colaborador de Galileu Galilei, desenvolveu um método para projetar a imagem do sol sem prejudicar a visão, ajudando assim no estudo feito por Galileu sobre as manchas solares.
      BIG BANG – A Agência Espacial Europeia homenageou o físico Georges Édouard Lemaître (1894-1966) dando o seu nome a uma missão espacial de abastecimento da Estação Espacial Internacional. Lemaître era sacerdote católico e é um dos precursores da teoria do Big Bang.

      https://pt.aleteia.org/2015/06/15/padres-cientistas-eles-sao-e-fazem-muito-mais-do-que-voce-imagina-em-prol-da-ciencia/


      4. Mitos e verdades em ciência e religião: uma perspectiva histórica
      "...artigo é baseado numa conferência proferida em 11 de maio de 2006 no Howard Building do Downing College na Universidade de Cambridge, Reino Unido."

      "Se quisermos que o público passe a ter uma visão renovada no que concerne ao relacionamento entre ciência e religião... devamos dissipar os antigos mitos que continuam a se passar por verdades históricas...dois livros mais lidos sobre...ciência e o Cristianismo têm em seus títulos as palavras “conflito” ou “guerra”.

      O primeiro dos livros a ser lançado foi o de John William Draper: A História do Conflito entre a Religião e a Ciência (The History of the Conflict between Religion and Science). Lançado em meados da década de 1870, longe de ser uma história desapaixonada, constituiu-se num longo discurso contra os católicos romanos e o que estes fizeram para inibir o progresso científico... Andrew Dickson White, um historiador e o primeiro reitor da Universidade de Cornell em Nova Iorque, escreveu o segundo livro, um tratado monumental sobre História da Guerra da Ciência com a Teologia na Cristandade (History of the Warfare of Science with Theology in Christendom).

      http://www.scielo.br/pdf/rpc/v36n6/v36n6a07.pdf

      Eliminar
  30. O Mourão é muito mole, bastaria ter esculachado os palhaços da turma do Bozo e esse assunto estaria encerrado. Ele deixou esses palhaços crescerem pra cima dele e agora vai ter que pegar mais pesado.

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/389257/Steve-Bannon-defende-que-Mourão-renuncie-e-vá-para-a-oposição.htm

    ResponderEliminar
  31. ai, caiu um cisco na minha cosmovisão, calma aí..

    ResponderEliminar
  32. O astrólogo geriátrico e senil quer dinheiro do governo Bolsonazi. O velho gagá precisa de dinheiro para comprar suas fraldas geriátricas, já que o velhote não consegue mais segurar urina e nem fezes, se caga todo. Por isso que aquele débil mental do Lobão estava fazendo uma vaquinha pro tariqueiro geriátrico. Só me pergunto se o dinheiro arrecadado pelo roqueiro de quinta deu para o astrólogo comprar fumo pro cachimbo fedorento dele e pra comprar o principal, que são as fraldas geriátricas.

    ResponderEliminar
  33. O Bozo está repetindo exatamente o que fez na campanha. Agora está fazendo-se de coitadinho, exatamente como fez depois da facada fake.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389335/Bolsonaro-admite-seu-despreparo-'não-nasci-para-ser-presidente'.htm

    ResponderEliminar
  34. Se o Bozo cair, quem assume é o Aécio?

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389408/Seis-a-cada-10-brasileiros-não-sabem-quem-é-o-vice-de-Bolsonaro.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu vi aquela pesquisa do Datafolha no 'cagatório' no link acima logo pensei nos valores astrológicos liberados sem hesitação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para uma empresa da família Frias durante os governos da estrelinha vermelha, de 2008 à 2016:

      Título do Contrato Reembolsável: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE PRODUTOS PARA O MUNDO VIRTUAL - INOVAÇÃO NA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES COM AGREGAÇÃO DE VALOR
      Vigência: 27/11/2008 - 27/03/2012
      Proponente: UNIVERSO ONLINE S/A (CNPJ: 01.109.184/0001-95)
      Valor do Projeto Liberado: R$ 81.875.771,00

      Título do Contrato Reembolsável: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM FERRAMENTAS E PROCESSOS PARA OUTSOURCING DE TI
      Vigência: 11/07/2012 - 11/08/2015
      Proponente: UOL DIVEO TECNOLOGIA LTDA (CNPJ: 01.588.770/0001-60)
      Valor do Projeto Liberado: R$ 64.763.993,00

      Título do Contrato Reembolsável: PLATAFORMAS PARA INCLUSÃO DIGITAL E FACILITAÇÃO DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
      Vigência: 16/06/2010 - 16/12/2012
      Proponente: UNIVERSO ONLINE S/A (CNPJ: 01.109.184/0001-95)
      Valor do Projeto Liberado: R$ 80.000.000,00

      http://biblioteca.finep.gov.br/transparencia/projetos_aprovados.asp?criterio=cnpj&cnpj=1109184000195
      Última atualização em 19/04/2016 13:19

      O governo petista demonstrou no passado uma exímia generosidade oferecendo sem hesitação mais de 225 Milhões de Reais em dinheiro público para um fundo privado, (mais um retrete do Partido dos Biltres).

      Eliminar
  35. Claro que existem gays de direita. Ele pode ser gay, o problema é praticar o homossexualismo (que consiste em "dar o cú e chupar piroca).

    Existe um "fatwa" do astrólogo Sidi Muhammad sobre o assunto.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389382/'Espero-que-cure-sua-transfobia'-diz-Zé-de-Abreu-a-deputado-que-assumiu-ser-gay.htm

    ResponderEliminar
  36. O objetivo dos sionistas "de esquerda", liderados pelo irmão do "Luciano Huck" sempre foi conseguir esse ministério. Quando conseguirem o que querem vão virar governo e abandonar a oposição. Por isso os petistas erraram em confiar neles.

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/389396/Crise-no-MEC-é-provocada-por-Bolsonaro-diz-educador-desconvidado-a-assumir-a-pasta.htm

    ResponderEliminar
  37. O que mais tem na extrema direita são "brancos europeus", que não são nem brancos, nem europeus.

    https://www.brasil247.com/pt/247/sudeste/389084/Romeu-Zema-tem-cidadania-italiana-cassada.htm

    ResponderEliminar
  38. “Esses agrotóxicos estão banidos na Europa e nos Estados Unidos há muito tempo já. E aqui, no Brasil, estamos seguindo o caminho inverso e liberando cada vez mais agrotóxicos.”

    https://jornal.usp.br/atualidades/morte-de-meio-bilhao-de-abelhas-e-consequencia-de-agrotoxicos/

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/12-mil-novos-agrotoxicos-foram-liberados-no-brasil-desde-o-golpe-contra-dilma/

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2019/04/perdas-de-quase-r-100-milhoes-reacendem-debate-sobre-agroquimico-24-d-cju1voomd00no01mwyclb6al3.html

    ResponderEliminar
  39. O astrólogo que usa fralda geriátrica é tão covarde e mau-caráter que ele não tem coragem de vir para o Brasil. Mas até entendo, se ele puser os pés imundos dele aqui, vai direto para a cadeia. O velhaco gagá tem uma coleção de processos por estelionato. Segundo que seria constrangedor tanto para ele quanto a cuidadora dele digo a esposa mocréia e gordona Roxane de Cavalo vir junto com ele em um avião porque ela teria que trocar a fralda geriátrica dele o tempo todo, e fora o fedor insuportável. E o terceiro, é que o Jim Jones da Virgínia sempre foi e sempre será um covarde, um homem frouxo e cagão.

    ResponderEliminar
  40. O Ministro Ernesto acredita que o ocidente moral e bom tem como fonte as tradições judaica e cristã. Ele está 50% certo
    Quanto a acusação que ele é um histérico sionista me parece apenas mais uma acusação para criar polêmica.

    Milhares de pessoas acreditam que a cultura "judaico-cristã" representa o que há de melhor e nem por isso elas são sionistas ou anti-oriental.

    O Brasil do regime militar tentou se aproximar espiritualmente das tecnocracias seculares do islã e falhou. O Brasil do FHC e Lula tentou se aproximar do materialismo judaico e do ouro muçulmano e falhou. Não é agora que iremos entrar no caminho certo

    ResponderEliminar