segunda-feira, 18 de março de 2019

Nacional-Gnosticismo I: o Chanceler Esotérico




Ernesto Araújo, o chanceler brasileiro indicado por Olavo de Carvalho, notabilizou-se, entre outras razões igualmente controversas, por ter enaltecido o "Deus de Trump", que, segundo Araújo, "não é o Deus-consciência cósmica", mas "o Deus que age na história, transcendente e imanente ao mesmo tempo".

No mesmo ensaio, intitulado "Trump e o Ocidente", ele diz acreditar haver "ecos guenonianos" no discurso de Trump em Varsóvia, atribuindo-os à influência de Steve Bannon, então seu estrategista.


Bannon é, de fato, influenciado não só por René Guénon, como também por Julius Evola, mas, mesmo que nos esforcemos em considerar a fé de Trump algo genuíno (convicção religiosa essa que parece ainda mais cínica quando o vemos e ouvimos falar dela, como no vídeo abaixo), não é verdade que o conceito de Deus em Guénon sequer se assemelhe à concepção cristã ou especificamente católica, ao contrário do que afirma Araújo.







Em uma entrevista, reproduzida no vídeo acima e mencionada em um artigo do Washington Post, Trump diz que "Deus criou isso [apontando para seu campo de golfe e a natureza em volta], e está aqui o Oceano Pacífico bem atrás de nós".


Para René Guénon, 'criação" divina era um conceito inferior, exotérico, e, mesmo assim, típico somente das 3 tradições de origem semita (que ele chamava, com desprezo, de "religiões").

Guénon cria no emanacionismo. E cria não só que o universo teria emanado da Divindade - e não sido criado por Ela -, mas que os diferentes nomes divinos seriam referências também a diferentes manifestações hipostáticas dessa Divindade. Mais especificamente, Guénon escreveu, em O Rei do Mundo, que o El Élyon, o Deus Altissimo de Melquisedeque, seria o mesmo Emmanuel a que Cristo se referia, mas que esse seria superior a El Shaddai, o Todo Poderoso que se manifestou a Abraão.



Mas é difícil acreditar que Ernesto Araújo ignorasse isso tudo.

Araújo é autor de 3 livros de ficção. Um deles é intitulado Quatro 3, que escreveu quando "servia na embaixada em Berlim". Em entrevista sobre o livro publicada no site da própria editora, há um trecho que demonstra sua familiaridade com o gnosticismo, e evidente simpatia para com a heresia:

Alfa Omega: Seu livro também fala muito de deus.

Ernesto Araújo: Sim. Outro ponto que procuro trabalhar é a idéia da fragilidade de deus. Acho necessário contestar a concepção de deus como administrador do universo, e propor aquela de deus como prisioneiro desse mesmo universo. Precisamos resgatar a visão gnóstica do “deus que sofre”, e esquecer a figura do deus-juiz, do legislador cósmico vigiando e punindo.

Esse livro foi publicado 18 anos antes que ele se tornasse  nosso chanceler. Poderia refletir somente uma fase gnóstica na juventude, mas as muito mais recentes referências positivas a René Guénon, Julius Evola, Vitor Manuel Adrião e Carl Jung em "Trump e o Ocidente", além de sua ligação com Olavo de Carvalho, sugerem, ao contrário, um aprofundamento em suas convicções.

Caio Rossi - Publicado originalmente no blogue Pérolas da Nova Direita

12 comentários:

  1. a fartura tá boa no mundo político com essa nova safra de deputadxs e demais carguitos..
    luiz gonzaga, já naquela época, analiticamente disparava: O nêgo agora tá gordo que parece um major!

    ResponderEliminar
  2. As olavetes sabem que o velho senil e geriátrico do Olavo é líder de seita, mas eles não dão o braço a torcer, se fazem de desentendidos quando apontamos esse detalhe. Olavo não só criou uma seita, como promoveu uma imbecilização na sociedade brasileira.

    ResponderEliminar
  3. A maioria das olavetes e dos bolsominions admiram o Reich e o nazismo. Mas eles são muito bem orientados a disfarçarem no twitter para não serem criticados pela esquerda. Eles sabem que o nazismo é de extrema direita e conservador mas não podem sair por aí dizendo que são simpatizantes de Hitler por pura estratégia olaviana. Se eles fossem antifascistas, não iriam publicar textos de Julius Evola defendendo a superioridade racial branca. Outra coisa que as olavetes fazem para disfarçar sua simpatia pelo nazismo, é a constante puxação de saco para com Israel. Alguns mais afoitos já chegaram a publicar no twitter que os judeus "são culpados pelo multiculturalismo". Já o astrólogo que usa fralda geriátrica disfarça, e diz "que não são todos os judeus quem promovem o marxismo cultural". Esse velhaco brocha é racista ao extremo, mas sabe que o Brasil é um país miscigenado, então ele ao mesmo tempo que condena com textos violentos o que ele acusa de "vitimismo negro", ao mesmo tempo empurra o racismo para a esquerda cinicamente, fazendo parecer que os conservadores são pessoas "amáveis".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas da crise dos opiáceos à imigração em massa, da erosão das liberdades civis a intermináveis intervenções estrangeiras, rastreie o problema e você inevitavelmente encontrará um judeu por trás disso.

      https://theanatomicallycorrectbanana.com/home/2019/3/19/death-by-six-million-cuts

      Não adianta a esquerdinha, tão picareta quando a direita, vir falar que "os escolhidos" não tem culpa de nada.

      As informações estão ai
      As revelações estão ai

      Pare de querer ser politicamente correto. Veja o que os sionistas (sempre eles!) promovem e pare de querer passar pano.

      Eliminar
    2. Você é esquerdista?

      Foi assim que a esquerda elegeu o bolsonaro, atacando o conservadorismo do povo, ai venho um oportunista que nem ele e se elegeu, a esquerda que costuma chamar o sr João de nazista só porque é contra a degeneração social.

      Se admirassem iriam adotar a politica econômica da Alemanha, que alias serviria de exemplo para muitos paises.

      Eliminar
  4. Sempre falei que os tariqueiros mandavam na maçonaria (organização sionista-cabalista). Esse negócio de Árvore da Vida, Energia Criadora e tantos outros nomes é coisa do René Guénon.

    https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5350646

    ResponderEliminar
  5. tô com problemas na minha cosmovisão

    ResponderEliminar
  6. Que babaca esse Araújo.


    Com certeza esses pensamentos foram incuntidos nele pelo astrolavo de carvalho.

    ResponderEliminar
  7. Esse Frankenstein saiu direto dos fundos da seita olavética para presidir o Itamaraty. É outro lobotomizado que perdeu a capacidade de pensar por si próprio e refletir sobre suas ações.

    ResponderEliminar
  8. Ernesto Araújo é um esotérico mesmo, seguidor de René Guenon e Julius Evola que era fascista.

    ResponderEliminar
  9. Força helô!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=CosbycRwo2A

    ResponderEliminar