domingo, 10 de abril de 2016

O hermético Nery.

O movimento Legislação & Vida lançou uma petição online pedindo um posicionamento anti-petista por parte dos bispos da CNBB. Assim a Folha de São Paulo resume o abaixo-assinado:



Diz-se, no segundo parágrafo reproduzido acima, que os bispos do Brasil deveriam ter alertado "os fiéis do risco de excomunhão... aos que apoiavam o PT". Esse é, na realidade, um "meme" pseudo-católico propagado por Olavo de Carvalho - que já havia declarado a suposta excomunhão de Dom Odilo Scherer em 2007 - e reproduzido por um de seus discípulos mais conhecidos, o Padre Paulo Ricardo. Esse, no entanto, tratou logo de retirar do ar o que ecoou de seu mestre assim que o canonista Rodrigo Pedroso demonstrou que ambos haviam propagado inverdades sobre o Decreto contra o Comunismo. Pedroso escreveu:


Portanto, para incorrer na excomunhão mencionada no Decreto contra o Comunismo, não basta defender uma reforma política, por mais comunista que ela seja ou pareça ser. Não basta apoiar ou votar num partido declaradamente comunista. Não basta inscrever-se entre os filiados de um partido declaradamente comunista. Não basta nem mesmo autodeclarar-se publicamente comunista, em documento registrado em cartório. Para incorrer na excomunhão mencionada no Decreto contra o Comunismo é preciso professar «communistarum doctrinam materialisticam et antichristianam», a doutrina materialista e anticristã dos comunistas – ou seja, é preciso professar o materialismo dialético, negando a existência de Deus. Sem essa adesão ao materialismo, não há a excomunhão referida no Decreto.
 Ele passa a citar, então, outros canonistas que chegaram às mesmas conclusões. 

A petição online termina exortando os bispos brasileiros a seguirem "o exemplo de um Papa, S. João Paulo II, que teve a humildade de pedir perdão e rever posturas quando necessário". Os que têm o Pe. Paulo Ricardo como grande referência quando se trata da doutrina da Igreja aguardam até hoje seu humilde pedido de perdão por ter ensinado errado sobre um assunto de tanta importância para um católico como o da excomunhão. 

A propósito, hoje mesmo eu aprendi, através de Paulo Leitão, que a Teologia da Libertação - à qual a CNBB é tão comumente associada - não é necessariamente de viés marxista. Ao solicitar fontes a respeito, ele imediatamente repostou, como comentário em seu perfil no Facebook, um texto que traz o supra-referido S. João Paulo II defendendo a Teologia da Libertação não-marxista, do qual eu destaco um trecho:
O Papa João Paulo II dirigiu uma carta à CNBB, em 9 de abril de 1986, pedindo o verdadeiro desenvolvimento desta teologia, ao excluir-se seus princípios incorretos:
 "Na medida em que se empenha por encontrar aquelas respostas justas – penetradas de compreensão para com a rica experiência da Igreja neste País, tão eficazes e construtivas quanto possível e ao mesmo tempo consonantes e coerentes com os ensinamentos do Evangelho, da Tradição viva e do perene Magistério da Igreja – estamos convencidos, nós e os senhores, de que a Teologia da Libertação é não só oportuna, mas útil e necessária. Ela deve constituir uma nova etapa - em estreita conexão com as anteriores - daquela reflexão teológica iniciada com a tradição apostólica e continuada com os grandes padres e doutores, com o magistério ordinário e extraordinário e, na época mais recente, com o rico patrimônio da Doutrina Social da Igreja expressa em documentos que vão da Rerum Novarum a Laborem Exercens".


Quem assina a petição para os bispos é Hermes Rodrigues Nery, "coordenador do Movimento Legislação e Vida". Para quem não sabe, esse é um movimento católico anti-abortista da Diocese de Taubaté, interior de São Paulo. Nery é um destacado líder do movimento pró-vida no Brasil. Ele tem uma atuação política também, tanto partidária - já foi vereador e se candidatou a deputado federal em 2014 - como no movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff, no qual é fortemente engajado.



Prof. Hermes Nery em ato pró-impeachment na Av. Paulista.

E Nery explicitou suas predileções políticas ao postar, em seu perfil no Facebook, apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência do Brasil:


É a partir desse ponto que começamos a entrar em terreno evangélico. Mais especificamente em Mateus 7:5:
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Vejamos, primeiramente, o que Nery tem a dizer sobre a atual legislação sobre o aborto no país. 

De O Globo:
Hermes Nery, candidato a prefeito, é atualmente vereador e se orgulha de ser autor do projeto que inclui na Lei Orgânica de São Bento do Sapucaí o direito à vida desde a concepção, artigo que, na sua interpretação, impede práticas até dos chamados abortos legais, admissíveis em caso de estupro ou de risco de morte da gestante. Quando o STF votou pela aceitação do aborto em caso de anencefalia do feto, em abril deste ano, Hermes organizou vigília em frente ao tribunal para tentar barrar essa medida. Foi derrotado.
Portal G1, de uma entrevista com Nery:
Ele afirma que uma possível liberação de abortos de anencéfalos no Brasil vai contra discussões que ocorrem em outros lugares do mundo.
Ele é, portanto, contra a liberação de aborto de anencéfalos ou nos casos de estupro. 

Mas o que Aécio Neves, candidato apoiado por Nery, já disse sobre o assunto?

De O Globo:


Lê-se na matéria:
Ele falou bastante sobre a eleição, disse que o partido retrocedeu ao defender bandeiras conservadoras, como no caso da discussão do aborto, o que, segundo ele, aproximou o partido da direita. Para ele, PSDB precisa voltar a ser uma referencia de centro-esquerda no país, se aproximar dos setores mais populares. Brincou, dizendo que o PSDB hoje, apesar disso, ainda é mais de esquerda que o governo do Lula.
 Sendo ainda mais específico, aqui está um resumo de um debate presidencial televisivo de 2014:

Questionado por Eduardo Jorge (PV) sobre seu posicionamento sobre a legalização do aborto, Aécio Neves (PSDB) defendeu a manutenção da atual legislação brasileira, que veta o direito às mulheres, exceto em casos de estupro e de fetos anencéfalos.
"Acredito que a legislação atual deve ser mantida, mas defendo que haja cada vez mais informação, sobretudo a adolescentes de baixa renda no brasil, sobre anticoncepcional e outras formas contraceptivas", disse o tucano...

Ou seja, Aécio Neves defendeu exatamente aquilo que, segundo Nery, é inaceitável, e ainda defendeu o anticoncepcional, cujo uso, conforme amplamente sabido, não é recomendado pela Igreja! 

Ora, se, conforme diz a petição online, o PT ser socialista e defender "a agenda abortista" são duas das razões pelas quais os bispos deveriam se posicionar contra o partido, por que seria lícito a um católico apoiar um candidato que defende que seu partido esteja mais à esquerda que o PT e, pior ainda, que aprova a atual legislação do aborto?!

Na realidade, como eu já demonstrei em meu blog pessoal, Aécio defendeu, em 2010, no programa de entrevistas de Marília Gabriela, que seu partido, o PSDB, e o PT se unissem pois não havia "diferenças ideológicas profundas" (neste link tem-se acesso inclusive ao áudio da entrevista)! 

Mas há outras "traves" para as quais o anti-abortista parece estar cego. Como lembrou o canonista brasileiro, não só o comunismo, mas a Maçonaria também é condenada pela Igreja:

Observe-se, entretanto, que tal norma vale não apenas para os partidos que se autointitulam “comunistas”, como também para a Maçonaria. Se é uma incoerência um fiel católico inscrever-se num partido declaradamente comunista, é igualmente incoerente apoiar ou prestar favor à Maçonaria, a pretexto de combater o comunismo.
Esta é a foto de Aécio falando  a maçons em São Paulo, quando candidato:


Caso queiram verificar, abaixo está um vídeo produzido pelos próprios maçons em que se pode assistir trechos de sua palestra.



A imagem mais acima foi retirada desta matéria da Folha de São Paulo:


Maçons também são cidadãos brasileiros. Nada mais natural que um candidato vá até uma de suas lojas lhes expor suas propostas, não?! Não exatamente, ao menos se considerarmos o que sugere o texto da Folha:

Na época, o Pastor Silas Malafaia, que consta em uma lista dos 110 maçons mais poderosos do país, tentou minimizar a gravidade de uma possível filiação de Aécio à Maçonaria desconversando, sem negar o fato. Disse ele em sua conta no Twitter:
Não estamos votando em líder de igreja evangélica, e sim,para tirar o a Brasil da maior roubalheira da sua história.Já não bastam as provas.
Aliás, o vídeo abaixo demonstra de forma inegável a apreciação que a cúpula do PSDB nutre pela Maçonaria. 


Por que o movimento coordenado por Nery não pediu que Aécio ou o PSDB esclarecessem essa questão? 

E para tornar a situação ainda mais absurda, veio a público, defendendo a Carta aos Bispos do Brasil, ninguém menos que Beatriz Kicis. Apesar de adotar um discurso cristão no vídeo, para quem não sabe, conforme eu já demonstrei em meu blog pessoal, Kicis, que é uma das lideranças do Revoltados Online, o grupo pró-impeachment, é também mestre de Reiki, "um método de cura pela imposição das mãos criado no Japão" que "exige a iniciação com divindades e envolve símbolos mais ou menos secretos, como atesta o próprio mestre de Beatriz Kicis". Além disso, "ela tem ligações com Osho e com o tantrismo" e, em sua "Prece de Conscientização", pede à "Divina Mãe" - o Eterno Feminino também cultuado pelos perenialistas, como é o caso de Olavo de Carvalho: "Apossa-te de mim".

Nery, porém, não parece nada desconfortável ao posar para a foto ao lado da colega que faz iniciações com divindades e pede para ser possuída por uma denominada Grande Mãe:


Fica um dilema no ar: existe mesmo uma enorme trave obstruindo os olhos do Sr. Nery ou é ele que está preferindo fazer vistas grossas?











7 comentários:

  1. É maravilhoso quando o professor Olavo de Carvalho encarna Goldoni.

    ResponderEliminar
  2. Eu pensava que o grupo denominado "filhos de Osho" era composto somente por três filhos do filósofo Olavo de Carvalho.

    ResponderEliminar
  3. Mas o "condenável" na TL não se limita a seu ateísmo e o materialismo - a camada mais visível e óbvia ("exotérica") da doutrina; há, também, no marxismo, por influência de Feuerbach e Hegel (via Böhme e sua “cabala cristã”), a velha gnose, seja no sentido do messianismo, pela divinização da História e do agir humano nela (ao homem, “além do bem e do mal”, então, tudo seria permitido); seja no de que tudo o que atribuímos a Deus, em verdade, deveríamos atribuir ao Homem, tornado Deus sob a terra. Na TL de um L. Boff, um J. Comblin, um G. Gutierrez, esconde-se tal doutrina "esotérica". A propósito, todos eles recorrem ao CV II, do qual receberam a "intuição" para a "revelação" ao "povo pobre explorado pelo Capital" de tal teologia “libertadora dos grilhões da matéria". Uma vez livre dela, haverá o povo se livrado do próprio Deus. A mim, qualquer TL, ainda que “moderada”, por trazer a gnose em seu bojo, é tão condenável quanto a – também execrável - “direita olavista”.

    ResponderEliminar
  4. Caio, você sabe mais sobre esta história?

    http://www.mysticsofthechurch.com/2015/04/a-closer-look-at-marie-paule-giguere.html#sthash.HZ5epkOk.dpuf

    The Community holds that Marie Paule Giguère is to the Immaculate as Jesus is to God the Father. She is the Daughter of the Immaculate, as Jesus is the Son of the Father. In the beginning of creation, the Trinity created a feminine "being-person" called the Immaculate. God took from Himself and created the Immaculate, and God then created the world with and through the Immaculate. The Immaculate was incarnated into the person of Mary of Nazareth (as the Mother) and was reincarnated into Marie-Paule Giguère (as the Daughter) who, like Jesus, is called to bring about the Redemption of humanity--in her case as Coredemptix--and in her life and in her person she completes the redemptive work begun by Jesus. So, according to the Army of Mary, when it comes to the Persons in God, in addition to the Trinity, there is in fact, a "Quinternity" made up of the Father, the Mother (Blessed Virgin Mary), the Son, the Daughter (Mother Paul-Marie) and the True Holy Spirit.

    ResponderEliminar
  5. Até que enfim alguém esclarecido das coisas. Me aproximei do Paulo Leitão exatamente por esse espírito e carisma que hoje carrego comigo e foi através das publicações dele que cheguei até esse blog e pude ler esse primeiro texto. Paulo Leitão já havia defendido outras tantas vezes que a esquerda se aproxima muito mais da Igreja de Cristo do que a direita. Hoje me alegro em ler esse texto que deixa claro que o simples fato de ser socialista não excomunga ninguém, quiçá um bom católico praticante e fervoroso.
    Não consigo mais deixar de acompanhar o Sr. Paulo Leitão e, certamente, não deixarei mais de acompanhar este blog.
    Tenho dois amigos muito próximos de mim, um até cresceu comigo, que são abertamente socialistas. Acreditam no ideal e colocam em prática seu fundamento. Mas não aceitam em profundidade seu caráter materialista e são dois bons católicos. Um deles trabalha junto ao pároco em tudo que ele precisa. Sempre está a disposição. Por sermos da cidade sede da Diocese, tanto eu quanto ele temos muita proximidade ao Bispo que se mostra muito aberto às filosofias desse meu amigo. O outro, apesar de católico apenas participa das Santas Missas.
    Eu, por outro lado, sempre fiquei com pé atrás apesar de sempre me mostrar inclinado ao socialismo. Mas para a seita Olavética todos que são socialistas estão excomungados. São a própria mentira em pessoa e já sabemos quem é o pai da mentira.
    Agradeço pelo esclarecimento e já compartilharei esse artigo em minhas redes sociais e também já enviarei a esse meu amigo mais próximo. É necessário que as pessoas entendam de vez. O capitalismo está todo condenado pela Igreja, o socialismo em partes como disse o próprio Paulo Leitão, que inclusive tenho várias postagens dele salvas para mostrar ao meu amigo. Não vou, obviamente, me dizer socialista por causa do artigo, mas certamente caminharei com minha consciência mais tranquila e não mais vou ouvir esses que o Paulo chama de neocons, que condenam simplesmente pela escolha política, sexo, raça etc. Somos todos seres-humanos, irmãos e filhos do mesmo Deus. Sou Católico acima de tudo e hoje estou mais feliz. Deixei minha cruz para trás. Uma boa noite, amigo. Abraço. João Francisco.

    ResponderEliminar