segunda-feira, 18 de maio de 2015

Prometheo Liberto: Programa 2 "Desconstruindo Olavo de Carvalho"



 

21 comentários:

  1. Maravilha, parabéns novamente.

    Quando os perenialistas falam na "idade de ouro", na qual todo mundo vivenciava essa "tradição primordial gnóstica", normalmente se faz uma associação com o Jardim do Éden bíblico, mas agora com a explicação de Caio, percebe-se que na verdade ela está muito mais para a tradição dos "homens deuses", aqueles que segundo a Bíblia foram gerados a partir da união de anjos caídos com as filhas dos homens e espalharam a corrupção sobre a terra.

    Também pelo que entendi, a realização espiritual no sufismo/Islam é também de tipo gnóstico ou "serpentino" e foi por isso que Caio saiu do Islam para o Catolicismo (???) Se for isso, então como eu disse semana passada noutro comentário, será interessante ele explicar como é a realização espiritual cristã/católica em contraste com a "serpentina" que ele ainda está explicando, especialmente porque existem santos reconhecidos pela Igreja que seguiam uma via que, pelas descrições que se encontram por aí, parece bastante aquela dos gnósticos, que a pessoa passa por diversos estados de consciência, primeiro ele enxerga as causas dos fenômenos, depois a "causa das causas" e assim por diante até chegar no "não-dualismo" (usando aqui um termo vedantista), que é desapegar-se de tudo inclusive o absoluto. Se não me engano Clemente de Alexandria é que elaborou um caminho desse tipo dentro da Igreja e pelo que sei não foi condenado...

    Mas enfim, aguardando ansioso os próximos hangouts.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria que o Caio Rossi consultasse a biografia de Maomé, escrita por Martin Lings, que foi publicada no Brasil. Faço questão de transcrever um trecho da obra sobre a tão falada "pedra negra" na palestra do Caio:

    "Quando Agar e Ismael chegaram a seu destino, Abraão tinha ainda setenta e cinco anos de vida pela frente, ao longo dos quais visitou muitas vezes o filho no lugar sagrado ao qual Agar fora guiada. O Corão relata que Deus lhe mostrou o local exato, perto do poço de Zamzam, onde ele e Ismael deveriam construir um santuário, e que também os instruiu sobre como edificá-lo. O seu nome, Caaba (Ka'bah), "cubo" em árabe, referia-se à sua forma aproximada, cujos cantos são orientados na direção dos quatro pontos cardeais. Porém, o objeto mais sublime deste lugar sagrado é uma pedra celeste que, conta-se, foi entregue a Abraão por um anjo que a trouxe das proximidades da colina de Abu Qubays, onde fora preservada desde sua descida à Terra."

    LINGS, Martin, "Muhammad - a vida do profeta do Islam segundo as fontes mais antigas", Attar Editorial, São Paulo, 2010, Primeira Edição, p. 16

    Segundo uma fonte citada por Lings, Maomé teria dito o seguinte sobre a pedra negra: "Ela desceu do Paraíso mais branca que o leite, mas os pecados dos filhos de Adão a enegreceram." ( Dito do Profeta, At-Tirmidhi VII, 49).
    Assim, a cor original da pedra era branca, e não negra. Logo, é temerário enxergar satanismo no culto à pedra negra na Caaba.

    Além disso, em "Símbolos Fundamentais da Ciência Sagrada", Guénon, de fato, associou Cibele, a deusa da montanha, à pedra negra. Ocorre que ele deixou claro o que segue:
    "O eixo representado pela montanha não é 'terrestre', mas sim liga o Céu e a Terra entre si. Não caberia, bem entendido, contestar que Cibele foi com frequência assimilada à "Terra-Mãe", mas apenas indicar que ela tinha ainda outros aspectos. É, aliás, muito provável que o esquecimento mais ou menos completo destes, em decorrência da predominância atribuída ao aspecto 'terrestre' tenha dado origem a certas confusões, em especial àquela que levou à assimilação da 'pedra negra' à 'pedra cúbica', que são no entanto dois símbolos diferentes".
    Assim, para Guénon, a montanha representada por Cibele ligava o Céu à Terra, mas esse simbolismo foi posto de lado em razão da predominância do aspecto terrestre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Eu não tinha visto seu comentário aqui ainda.

      Vamos por partes:

      1. Eu li esse livro, no original, há vários anos.

      2. Eu faço questão de dizer, no vídeo, que, segundo os muçulmanos, a origem da pedra negra da Caaba é através de um anjo do Senhor, que a entrega a Abraão, e sou bem enfático a respeito. Não consigo entender a importância da referência ao trecho, já que não neguei o que está nele escrito.

      3. Além disso, fiz questão de apontar que quem faz a relação da pedra negra da Caaba com a de Cibele - e às pedras negras "sacras" em geral - é Guénon. Eu estava demonstrando o raciocínio de Guénon, e creio que isso ficou muito claro. Se ele estava certo ou não é irrelevante.

      4. A mudança da cor da pedra, no relato referido por Lings, é absolutamente irrelevante para a questão. Mas, de qualquer forma, o simbolismo sugerido pela mudança da cor da pedra ao chegar à Terra é uma confirmação simbólica da mesma idéia exposta por Guénon.

      5. Você não leu com a devida atenção o texto de Guénon sobre Cibele. Guénon estabelece a seguinte relação simbólica:

      pedra bruta = pedra negra = pedra que cai do céu = pedra cônica = parte inferior da pedra cúbica = início da obra

      pedra lascada = pedra que desce do céu = parte superior da pedra cúbica = final da obra

      O que ele diz é que o mito completo de Cibele, por incluir também a parte da montanha, tem uma correspondência com a completude da obra (ou, no tantrismo, a pinda que vem do plano divino e desce para a base da espinha, e sobe novamente até a coroa da cabeça). Isso, aliás, ele deixa claro no parágrafo subsequente a esse que vc reproduziu, na página 269 à 270.

      6. Ao contrário do que os perenialistas querem fazer crer, o livro de Lings NÃO é uma obra de referência academicamente válida, NEM SEQUER PARA CRITÉRIOS ISLÂMICOS, já que ele recorta fontes de ahadith sem respeitar os critérios altamente rigorosos de validação aceitos pela comunidade dos sábios -a ulamá - para os ahadith. E frequentemente faz isso para confirmar pressupostos perenialistas, deixando os critérios científicos de lado. Falarei sobre isso brevemente no próximo Hangout, justificando essa minha afirmação. De qualquer forma, usar Martin Lings para rebater a interpretação guenoniana da pedra negra - indevidamente atribuída a mim, que só a expunha - é dar um tiro no próprio pé, pois Lings a confirma indiretamente no próprio livro, e isso eu também pretendo demonstrar no Hangout.

      Abraço,

      Eliminar
  3. Caros,

    Vocês sabem se o movimento por Maria "co-redentora" se encaixa nesse esquema ?
    Pois já tentei explicar várias vezes para um "tradicionalista" que isso é impossível pois o redentor é exclusivamente Jesus, o sacrifício perfeito, e "somente"(como se fosse pouco) isso é necessário para redimir o pecado de Adão.
    É como dizer que o sacrifício de Deus não é suficiente.
    Talvez com esse esquema em mente algumas peças se encaixem e eu entenda o porque de tamanha relutância.

    É frustrante, as pessoas parecem que não sabem o que suas palavras significam. Tudo abstrato. Maldito (pseudo) platonismo. Por vezes é como se falasse com os malditos hippies da faculdade.

    Outro assunto evitado a toda custa é a famosa usura. Pode perguntar para qualquer "tradicionalista" que eles correm, como o diabo corre da cruz.

    Parabéns pelas exposições, muito esclarecedoras.

    ResponderEliminar
  4. Pq Gugu fez um hangout no dia 13 de maio? O 13 de maio é o 133º dia do ano é considerado pelas ordens secretas, esotéricas, filosóficas e místicas como sendo uma proporção áurea do ano.
    será q ele quis cobrir o hangout com o manto mariano? Não entendo pq a obsessão de cobrir a astrologia com uma áurea cristã...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns e obrigado pelos vídeos, por favor continuem!
    As explicações do prof. Caio Rossi estão me ajudando a entender (eu acho) isso aqui:

    http://www.divinamadre.org/pt-br/associacao-maria

    ResponderEliminar
  6. Layla = Leila = Leilah Carvalho, filha de Olavo de Carvalho.

    Só esclarecendo caso alguém não tenha entendido a relação do nome.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da explicação do professor Caio Rossi, parabéns pelo trabalho rapido e didatico..
    Gostaria de ver uma maior participação do Carlos Velasco,contando sobre sua jornada e luta para desmascarar esse pessoal todo, admiro muito sua coragem moral. Um grande Abraço.

    ResponderEliminar
  8. SHAKTI = BABALON
    Nossa, a descrição é identica ao lugar de Babalon na Thelema

    ResponderEliminar
  9. É uma salada de frutas. Os métodos sexuais usados na seita do Schuon e com quem Carvalho aprendeu são claramente tantra da mão esquerda.

    Tendo em vista a ligação do tantrismo negro com ordens, ou melhor seitas ligadas a magia negra, podemos verificar a origem do aprendizado do Mago, sendo que começou pela astrologia - a qual ensinou a seus descendentes, isto é um clã de magos.

    Nas ordens pseudo-iniciáticas como OTO, spermo-gnósticos, etc... nos graus mais elevados se faz o culto ao falo e ao ânus. Nos próprios graus superiores de ordens vampíricas e da que Aleister Crowley criou a magia sexual utilizada é a homossexual, que dizem ser mais potente para a geração de abominações.

    Esta verdade oculta não explicaria uma certa fixação do Mago em falar da retaguarda dos outros ?
    E a fala do próprio Mago sobre a tal orgia homossexual de seus irmãos de seita em um hotel, em que contexto se enquadraria essa confissão ?

    O culto negro a shakti, ou visão da mãe eterna e criadora da matéria é uma perversão quando inserida fora da visão hindu do cosmos. Isto tem um contexto e não é o cristão.
    Colocar a Virgem Maria pelada como fez Schuon - o mestre espiritual do Mago - com os pelos pubianos depilados e farta de atributos, como forma de excitação e perversão, é apenas repetir as profanações históricas dos templários - que faziam culto a Baphomet, falsos cristãos, embrião do sionismo.

    Clara está a ligação do astrólogo com estas seitas ligadas a magia sexual, sua experiência em magia sacrificial. Este é um Mago negro, nem para ser mago branco ele serve.

    Qual seria a intenção de um sujeito desses dentro da igreja ou liderando um grupo de jovens ?
    Poderia ter o Mago Olavo, digo, PAI OLAVO, se arrependido e tornado um cristão honrado, porém suas atitudes dúbias e heréticas provam apenas que é um infiltrado. Pelos teus atos saberemos quem és.

    A ligação do Mago com o sionismo é dúbia: usa o capital e contato desta escumalha destruidora de nações para permanecer no exterior, ao mesmo tempo realiza os intentos dos fariseus de lentamente ir destruindo as demais religiões desde dentro - o que não acontecerá nunca com o fariseu: este é forçado a ser fariseu, além da questão étnica, por uma questão física quando mutilado sem defesa na circuncisão.

    A destruição ideológica não se aplica a este grupo e mesmo o progressismo mais destrutivo e herético a outras religiões e culturas não os afetará pois não é uma religião e sim uma ideologia criada perversamente pelo próprio bezerro de ouro que Jesus tentou destruir e eles não aceitaram.

    Que o Mago está recebendo e sendo financiado pela escumalha para realizar a profanação não há dúvida, porém como os Velasco já disseram antes: a perversão estava além das qualidades intelectuais do Mago, que por vaidade de mostrar seu "saber" acabou por sendo afoito e revelando todo o plano que era desconhecido de muitos. Sim culpemos ao "grupo russo chinês", culpemos ao palestinos do campo de concentração de Gaza...Esta é apenas a ponta do iceberg, o perenialismo, isso vem de muitos séculos de profanação e o bruxo é apenas mais um da longa lista de inimigos da cristandade.

    ResponderEliminar
  10. Excelente! Aguardando o terceiro hangout

    ResponderEliminar
  11. Vocês adoram falar mal do Olavo de Carvalho. Mas um fruto bom ele deu (e nao foi seus filhos hippies ocultistas) - Caio Rossi. Excelente a aula do Professor Caio Rossi, exposicao clara, objetiva sobre o que e o perenalismo. Espero que haja uma aula comentade os aspectos sataniscos do perenalismo. Lembro-me de ter conhecido um padre exorcista italiano que dizia que atualmente a maior causa de posessao demoniaca e o envolvimento e estudo do ocultismo.
    Abracos

    ResponderEliminar
  12. http://ask.fm/ahmdmdn/answer/128634293456

    eles já estão mostrando as asinhas!

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado, Srs. Carlos e Jorge Velasco, pela iniciativa dos hangouts. Eles estão sendo muito esclarecedores. Aguardo ansiosamente o terceiro hangout.

    Guilherme, Santa Catarina, Brasil.

    ResponderEliminar
  14. Seria interessante esclarecer os rituais satanistas dentro dessas seitas.
    Aguardando o proximo video...
    Rodrigo, São Paulo Brasil.

    ResponderEliminar
  15. Algumas críticas construtivas rápidas ao vídeo do Caio Rossi no Prometheo Liberto.

    1) Associar a FSSPX ao sedevacantismo... embora algumas padres integrantes e originários da fraternidade (Basílio Merano Etc) sejam sedevacantistas, essa posição nunca foi oficial na Fraternidade e nem no pensamento de Dom Lefebvre...O livro de Rama Coomaraswamy, não tem tanta penetração assim no universo tradicionalista..

    2) Nem todo mundo que põe a mão na cintura em fotos e quadros, suposto sinal do grau de Mestre Maçon abrindo-se o ventre, é membro da maçonaria, tinha foto até de Stalin, isso é um absurdo...

    3) A gnose, a falsa igreja, vem desde o inicio dos tempos, gênero, cujas espécies se manifestam de diversas formas e maneiras ao longo do Tempo e do espaço, veja o Livro do Prof. Orlando "Antropotéismo"....
    René Guénon era discípulo e continuador dentre outros de Fabre D'Olivet e de Saint Yves D'Alveydre... a abordagem perenealista de Guénon e Evola é recente e restrita ao século XX... Por analogia ao conceitos hindus, budistas e herméticos, o Rossi retrocede essa abordagem ao início dos tempos...Quando na realidade Guénon busca conceitos antigos para embasar sua doutrina... Dúvido da existência de um complô perenealista se infiltrando na Igreja a séculos, o que há é uma infiltração de idéias gnósticas várias ao longo do tempo, a abordagem do Caio parece uma nova abordagem reducionista para o velho complô maçônico/judaico...

    4) Colocar as devoções marianas e as aparicões da Virgem, inclusive, as com aprovação eclesiásticas, dentro de um esquema perenealista de culto ao Eterno Feminino é forçar muito a barra...
    Só falta ele falar que a aparição de N.Sa. de Fátima foi um embuste perenealista no rincão moçoárabe de Fátima com vista a juntar a virgem cristã com a filha de Maomé...
    Algumas aparições como Medjugorje e outras sem aprovação são meio suspeitas, da mesma forma que o culto da TFP e dos arautos a N.Sa de Fátima, o qual, segundo alguns, na realidade seria um véu para o culto de Dona Lucilia e Dr Plínio. Repare que a imagem de N.Sa de Fátima cultuada pela TFP e pelos Arautos é diferente da original e apresenta as cores da processo Alquimico (Branco, vermelho e dourado)... Mas ligar, a princípio, o suposto delírio tefepelista com o perenealismo, mesmo ao se cogitar a influência martinista via De Maistre ou um suposto esoterismo romântico também é forçar muito a barra...
    Aguardemos os outros vídeos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      1. Eu não associei FSSPX ao sedevacantismo;
      2. A imagem de Guénon e de outros fazendo o sinal supostamente maçon foi meramente ilustrativa do fato dele ser sabidamente um grão-mestre da maçonaria. Se os outros que aparecem eram maçons mesmo ou não, eu não sei dizer. A imagem foi retirada de um site anti-guenoniano e só a reproduzi para ilustrar mesmo. Concordo, no entanto, que dá a impressão de que eu corroborei a imagem totalmente.
      3. Não há diferença significativa entre os diferentes "gnosticismos" ao longo da história.
      4. Eu não coloquei as devoções marianas e as aparições da virgem em um esquema perenialista. Eu disse que os perenialistas "marianocêntricos" o fazem.

      Eliminar
  16. Onde se encaixa o Tradicionalismo de Julius Evola nessa tese perenealista do Caio Rossi de veneração ao eterno feminino? Ele Evola que sempre enfatizou o aspecto viril e guerreiro dessa suposta "Tradição" e que queria varrer o Cristianismo com o retorno do imperialismo pagão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evola, segundo Guénon, nunca entendeu direito nada do assunto. Sempre o considerei um idiota. Depois do aprofudamento da minha pesquisa, concluir que ele era mais idiota do que eu imaginava.

      Eliminar
  17. Olá, Caio. Como você abordará mais sobre a infiltração perenialista no movimento mariano, gostaria que pudesse detalhar a questão das aparições marianas aprovadas pela Igreja, pois a sequência delas poderia ser tomada como as "pegadas" do Eterno Feminino, principalmente porque as feições de Santa Maria seguem as feições do povo local, como a de Nossa Senhora de Guadalupe, e desse modo não remeteria à Nossa Senhora Mãe de Jesus, nascida em Nazaré. Além disso, quando rezamos "Sede da Sabedoria" na Ladainha, tomamos (nós, católicos) isso como a gestação de Jesus, Ele sim a Sabedoria, o Verbo. Mas os perenialistas poderiam tomar essa sede como o Graal ou a Caaba? Não estava atenta a infiltração do perenialismo por me sentir protegida, de certo modo, em certas comunidades e movimentos católicos, porém meus olhos se abriram quando tive contato com um intento desses, forçoso, mas fracassado, numa Congregação Mariana. Obrigada, tenho aprendido muito. Marina, São Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aparições marianas são uma grande incógnita para mim, e, pessoalmente, considero a ênfase nelas um risco desnecessário, sem, porém, negar que elas têm uma importância enorme seja qual for sua origem: se autênticas, confirmam a importância de Maria no plano da salvação. Se farsas demoníacas, confirmam também essa importância, ou não haveriam tais farsas. Por isso eu me apego menos à questão de Guadalupe, Fátima, etc., e mais na tradição mesmo.

      Eliminar