terça-feira, 5 de julho de 2016

Nem só de Temer e Moro depende o nosso futuro.


Vocês devem se lembrar de que, ao assumir o Governo, o Presidente interino Michel Temer logo fez anunciar que o rombo nas contas públicas seria de mais de 170 bilhões de reais, não os quase 97 bilhões que haviam sido anunciados por Dilma Rousseff. Agora descobrimos que, para 2017, o Brasil sem Dilma terá um rombo de 160 bilhões! Como 2016 nem mesmo terminou, podemos ter surpresa ainda pior quando o próximo ano encerrar. 

Além disso, quem acreditava que a saída da Presidente iria mudar o humor dos mercados em relação ao país pode perder as esperanças: Temer nem tapará o rombo orçamentário, nem parece estar conseguindo atrair a confiança dos investidores. Mas, enquanto desagrada ao capital internacional, e provavelmente até para sinalizar que podem confiar nele, anunciou ontem que está para tirar do baú, a qualquer momento, "medidas impopulares". 


Agora relembrarei o que escrevi em 25 de março sobre o que esperar após o impeachment:

... inicialmente, o prestígio da esquerda deverá estar muito abalado. Porém, com o agravamento da crise, a queda do poder de compra, o crescimento do desemprego, e outras condições negativas que irão decepcionar a população, tolamente crente de que a mudança de governo seria suficiente para por fim aos problemas econômicos que enfrentamos, não deverá ser muito difícil mobilizar milhões para a invasão de fazendas, em greves, protestos, saques, etc. É pouco provável que pedirão literalmente o retorno do PT, de Dilma ou de Lula (apesar deste poder até, de fato, "incendiar o país"). Certamente serão induzidos, no entanto, a pedir uma saída mais à esquerda. E, nessa situação, se isso se dará sob a sigla do PT ou qualquer outra é irrelevante. 
E isso está ocorrendo no pior dos contextos: nossos grandes meios de comunicação, que passam 24 horas tratando de desinformar os brasileiros, não nos comunicam o que há de mais importante a se saber para avaliar de forma realista nossa situação:

1. Quase todo o investimento produtivo que vem para o Brasil sai da China e, do Ocidente, só atraímos especuladores, o tal "capital volátil", que são aqueles que Temer tentará agradar com suas "medidas impopulares".


2. Os bancos italianos estão na corda bamba, assim como o Deutsche Bank, o que poderá dar início a um efeito dominó por todo o sistema financeiro europeu, respingando provavelmente no outro lado do Atlântico;


3. A própria China está em um limbo econômico de proporções imprecisas, e a Rússia também está com as finanças preocupantes;


4. Para tornar o cenário econômico ainda mais temeroso, o Deutsche Bank anunciou que os EUA têm 60% de chance de entrarem em recessão este ano.


Isso se ficarmos só no âmbito estritamente econômico. Geopoliticamente, temos a disputa no Mar do Sul da China entre chineses e americanos e o agravamento das tensões entre Russia e OTAN, que, acredita-se, deve "oficializar" sua postura anti-russa no final desta semana.


Enfim, tanto o cenário econômico como, e de forma ainda mais preocupante, o geopolítico (que, no final das contas, acaba também afetando o cenário econômico como um todo) indica um futuro nada promissor, seja no país, seja por todo o planeta.

Enquanto isso, a grande mídia brasileira reduz as nossas perspectivas às medidas do atual Presidente e aos rumos da Lava Jato. 





12 comentários:

  1. Ótima análise. Aproveitando: Caio, deixe público seu perfil do facebook

    ResponderEliminar
  2. A população não apoia nada.
    Ela quer a saída de todos os políticos seja "esquerda" ou "direita" liberal.
    Nem democracia ela apoia, e nunca apoiou, vocês continuam falando em nome de um espantalho.
    Qualquer agricultor sabe que o mercado é manipulado, os pequenos tomam suas providencias (eletricidade, aposentadoria, licença de pesca, etc) e os grandes participam no botim do rentismo.
    Os sindicalistas vivem de mamar na teta do governo para que tenham algum trabalho pois sabem que o Brasil não consegue competir em um mundo com o Dólar como reserva mundial e as "potências" (piratas) pagam 0% de juros.
    Os funças não tão nem aí porque sabem que a divida é uma farça, é só assistir qualquer palestra dos diversos sindicatos trabalhistas.
    Os rentistas nem se fala.
    Só existe o estado gnóstico (conhecimento > valor moral) que logo irá para o buraco. A base da pirâmide é mais "esperta" que as Elites, em um sistema justo elas estariam sofrendo por falta de conhecimento, moral e tudo o que se queira.
    Porém pela falta moral das Elite ela trabalha (mais que todos) para manter um bando de "espertos" que estão bem gordinhos.

    Professores estão no topo da mutreta. Delfim que o diga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se liga nos comentários.

      http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,auditores-da-receita-ameacam-greve-e-acusam-governo-de-descumprir-acordo-salarial,10000061752

      Eliminar
  3. E a esquerda nunca teve prestígio.

    ResponderEliminar
  4. As coisas pioraram, vem uma onda liberal(que ninguém nunca quis, são malandros aproveitadores) escorada nos protestos por impeachment.

    O PT se revisse sua política de esquerda cultural e partisse para algo mais esquerda cultural conservadora (estilo Rússia) poderia agradar mais ao público brasileiro, infelizmente há o ranço anti de boa parte dos militantes e chefes do partido.

    Ninguém nunca quis liberalismo, muito menos o povo. O ideal é que a Dilma volte.

    ResponderEliminar
  5. Descobri um fato. Paulo Kogos, do Instituto Mises Brasil, é filho de uma socialite de São Paulo chamada Ligia Kogos. Existem fotos de Paulo Kogos nas colunas sociais.

    Eu sempre pensei que o Paulo Kogos era um débil mental, mas contra fatos não há argumentos. Paulo Kogos é um yuppie que não conhece a realidade brasileira.

    Vejam alguns exemplos:

    http://denisecursino.com.br/2014/04/18/ligia-kogos-prestigia-palestra-do-filho-paulo-kogos/

    http://www.revistaevidencia.com/2014/09/lancamento-da-9a-edicao-da-revista-gabriel-da-doria-editora/

    http://www.casinobillionaire.net/aniversario-de-ciro-batelli-em-las-vegas.php

    Antes que inventem desculpas, existe uma ligação muito evidente entre o Olavo de Carvalho, a Revista Veja, os institutos neoliberais e outros grupos e organizações de direita, dos quais o Olavo de Carvalho é o guru, mesmo preferindo manter uma certa distância, como se não tivesse nenhuma ligação com os seus asseclas, que idolatram um astrólogo da quarta série, mesmo sabendo que o Olavo de Carvalho é uma fraude e um estelionatário. E é bom lembrar que esses grupos possuem aliados na grande mídia e estão tomando de assalto a Jovem Pan, a Revista Veja, o SBT, a Wikipédia e a Câmara dos Deputados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com você, principalmente no último paragrafo.

      Preste atenção também a idolatria repentina aos líderes de seitas evangélicas hoje no Brasil.

      Olavo de Carvalho, o pseudo católico, sempre se aliou e idolatrou os protestantes e evangélicos americanos; Ele nunca escondeu o seu desprezo pelo país e a idolatria pelos lideres evangélicos.

      Eliminar
    2. O esquerdistas André Petry é o novo diretor de redação da Veja.

      Eliminar
  6. http://padom.com.br/israel-revive-tempos-da-igreja-primitiva-e-milhares-de-judeus-aceitam-a-cristo-apos-pastor-realizar-apelo/

    Prestem atenção nos comentários lá em baixo. E ainda tem cristão que adora aquele povinho e a terrinha deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante o artigo que você colocou e os comentários presentes nele.

      Aumentou ainda mais a minha suspeita de que muitos judeus maçons se "convertem a Jesus" para poder trazer o anticristo ludibriando esses protestantes ignorantes.

      Li no artigo que muitos "judeus convertidos" já são até pastores!

      Por isso digo: Não se assustem se o tal Julio Severo e Olavo de Carvalho, ambos agentes da maçonaria judaica, sejam judeus ocultos.

      Assim também como muitos líderes evangélicos como Silas Malafaia, Edir Macedo, R.R. Soares, Morris Cerullo (ops, esse é judeu oculto),...

      Eliminar
  7. gosto do olavu quando ele coloca seus fakes para um bate bola...
    tipo "perguntas pertinentes" ou "a dúvida de um é a dúvida de todos"..auauuauauauauuau

    ResponderEliminar
  8. BINGO!! Pesquisando, se acham as verdades, elas começam a aparecer!!

    "O Bolsonaro quer entregar a Base de Alcântara para os EUA sabotadores e Israel caso seja presidente."
    https://www.youtube.com/watch?v=ehyDH0hFAbM

    Outro entreguista, submisso, colonizado, ajoelhado. Por isso andava louco pelo impeachment de Dilma e prisão de Lula. Mas esperar o quê de sionista que vai pedir votos na Maçonaria?! Isso aí é o candidato "nacionalista"?!!

    Ciro Gomes anda a alertar em suas palestras sobre a nova guerra que será por água, a do petróleo continua valendo, mas a água será mais outra guerra ...

    https://www.youtube.com/watch?v=H1S7Au0JY68

    Jair Bolsonaro, o "nacionalista" fiscal de fiofó, não sabe nem o que é nióbio:
    https://www.youtube.com/watch?v=ttHlmtUWnQM ... escorrega, sapateia, e não responde nada com nada.

    Está mancomunado com José Serra (PSDB/SP), outro traidor impune. Por isso andava louco pelo impeachment de Dilma e prisão de Lula:
    https://www.youtube.com/watch?v=KqIri6eLk0A

    É golpe ou não ééé?!!

    Qualquer semelhança será mera coincidência:
    https://www.youtube.com/watch?v=zqnNCe2FGUw

    ResponderEliminar