quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Esclarecimentos a meu respeito e sobre o projecto Prometheo





Diante do interesse acrescido a respeito de quem sou, penso ser necessário prestar alguns esclarecimentos pessoais, e explicar os objectivos do projecto Prometheo. Em primeiro lugar, farei uma pequena introducção biográfica, mas não sei antes fazer uma observação a respeito da ortografia que uso (e do acordo ortográfico). Uso a ortografia que considero mais bela, e essa ortografia não segue nenhuma ortografia oficial. Se fosse obrigado a usar a ortografia consagrada no novo acordo ortográfico, o que aconteceria se escrevesse num jornal ou lançasse um livro, não teria problemas em fazê-lo. Considero as lutas em torno do acordo ortográfico uma perda de tempo e tenho mais o que fazer.

Quanto a mim, me formei em História na Universidade de Coimbra, onde fui próximo de muitos indivíduos que mais tarde teriam posições de relevo na Assembleia da República, em Portugal, e na academia, terminando o curso com uma tese sobre imigração, agricultura e industrialização no Brasil,  que escrevi ao mesmo tempo em que fui investigador e dei aulas no finado Instituto de História da Ciência e da Técnica da mesma instituição. No ano a seguir, em 2002, fiz uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Universidade de Siena sobre a Organização Comum de Mercado do Açúcar na Europa, passando alguns meses na Universidade de Salamanca e na Universidade de Estrasburgo, onde pude contactar vários deputados durante as sessões locais do Parlamento Europeu, e tive por colegas vários indivíduos que agora trabalham para a União Europeia.

Mais tarde, em 2005, comecei um mestrado, que tinha intenção de converter em doutoramento, a respeito das Cortes de Lisboa de 1821, na Universidade do Porto, mas deixei isso de lado quando senti que a resistência às conclusões a que chegava seriam enormes. Perdi o interesse pela academia e decidi buscar a fortuna de modo a poder, um dia, fazer as minhas investigações, contratando e minha própria equipe, mas até hoje não fiz a tal fortuna. Sou independente e tenho o meu negócio. Graças a isso refinei o meu conhecimento da economia, conhecimento que, a par da História, busquei desde cedo.

Me envolvi em várias iniciativas políticas, mas rapidamente me desliguei delas. A busca da verdade me incompatilizava com o espírito de facção. Depois de anos defendendo os princípios da monarquia tradicional ibérica, hoje sou um republicano, mas um republicano bem diverso do que anda por aí. Creio em mudanças graduais e retenho do princípio da divisão de poderes apenas a ideia de divisão dos poderes, abandonando a ideia de tripartição, simplificação teórica que, por ter sido levada às últimas consequências, nos trouxe grandes problemas. Guardo do foralismo o princípio municipalista e uma ideia próxima do que seria uma espécie de federação de municípios. 

Quanto aos partidos, creio que, num quadro de centralismo como aquele em que vivemos, são um perigo pois, através de uma noção de representatividade corrompida pelo sistema eleitoral, são facilmente instrumentalizáveis pelos interesses capazes de agir em âmbito nacional e de buscarem apoios no exterior. Quanto às ideologias, posso, no máximo, concordar com pontos isolados delas, mas não compro nenhum “pack completo”. As considero palas que reduzem a perspectiva.  Estou disposto a trabalhar com qualquer grupo em causas isoladas, e nada mais.

No fundo, estou aos poucos me transformando num historiador, e quem persegue o caminho da História chega, mais dia ou menos dia, se for inteligente e honesto, a uma espécie de pragmatismo bem fundamentado que se distancia e ri de todas as quimeras criadas pelos filósofos. O projecto Prometheo pode ser explicado por aí, mas convém lembrar que para além do fundamento histórico, há ainda a perspectiva geopolítica (onde me assumo como um realista), que me impede de isolar as questões políticas num contexto nacional, e um sentimento patriótico que não se esgota em fronteiras ou estados criados ao acaso, por meros acidentes. Enxergo um potencial imenso no triângulo  Portugal – Brasil – Angola, sem ter ideias fixas sobre como organizar uma comunhão de interesses desses estados, para além dos outros que fazem parte da esfera lusófona Acima de tudo, creio que não vale a pena forçar a história, ou se fechar a qualquer possibilidade, incluindo nisso o mundo “hispânico” e latino.

Acima de tudo, espero acabar os meus dias em paz, contente com o estado do meu povo e num lugar onde falam a minha língua. Como gosto de climas quentes, mas secos, e de muita luz, posso até dizer onde gostaria de passar a velhice: na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

13 comentários:

  1. O sacerdote do meu grupo de oração disse que pimentel é incompreendido por Deus, assim como foi schoun.

    ResponderEliminar
  2. Se você se interessar será bem vindo na melhor zona seca do mundo. aguardo:
    https://www.youtube.com/watch?v=r0D4TUEcNgQ

    ResponderEliminar
  3. Carlos, olá. Aqui é Pedro Lima. Talvez você não se lembre de mim, da época do COF, aquele trabalho sobre o New Lies for Old. Eu vou falar de modo cândido, e desejaria que alguma indulgência, talvez em nome dos velhos tempos, me fosse dada. O meu ponto de vista sobre o Olavo de Carvalho não é como o seu, os nossos ponto de vista não coincidem em muitos pontos, segundo penso (por exemplo, eu sou sedevacantista), como o conteúdo dos links abaixo pode indicar. Eu sinto muito por isso, e desejaria que não fosse assim, mas antes me alegraria poder concordar com você e qualquer pessoa.

    Sucede que eu fui expulso do curso, há muito, e só o soube há poucas semanas. O pretexto que o Olavo alegou me pareceu desconcertantemente capcioso ou irreal, e eu tenho anelado desde então exercer um direito de resposta. Eu quero perguntar se há possibilidade de você divulgar certo material, que eu tenho publicado em blog, a respeito. Eu deixo alguns links.

    Esnobismo e pós-conciliarismo

    https://pedrohenriquedelima.wordpress.com/2018/10/25/esnobismo-e-pos-conciliarismo/

    Ponerologia e o Segundo Mandamento

    https://pedrohenriquedelima.wordpress.com/2018/10/02/ponerologia-e-o-segundo-mandamento/

    Ato falho freudiano do Olavo

    https://pedrohenriquedelima.wordpress.com/2018/11/14/ato-falho-freudiano-do-olavo/

    Caso você me conceda esse pedido, eu desejaria que se publicasse como prefácio este mesmo endereçamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para começar a entender muita coisa assista Wild Wild Country.

      Eliminar
  4. Para escrever ou reescrever a história é preciso muito dinheiro. Acho que isso é coisa pros iluminatis.

    Aquele famoso astrólogo gnóstico deve estar usando os poderes satânicos dos Arcontes para destruir o Brasil. O futuro parece tenebroso. A coisa aqui anda tão complicada que é preciso olhar muitas "linhas de tempo" pra ver algo bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O astrólogo conseguiu derreter o cérebro de muitos brasileiros.

      Infelizmente muitos evangélicos pentecostais caíram na lábia do bruxo de Virgínia.

      Eliminar
  5. Nós sempre soubemos que você é um bom republicano Carlinhos, mas, isto não tira o peso de sua culpa e de seu irmão e dos seus Pimenteis.

    ResponderEliminar
  6. Acho que Portugal é um local seguro, por enquanto, mas acredito que a turma do astrólogo não desistiu de destruir a península pra tentar reconstruir o "Califado de Córdova".

    Acho que se quiser descobrir a verdade sobre o astrólogo Sidi Muhammad que lidera a "Ordem dos Cavaleiros Templários" no Brasil você vai ter que ir pro Marrocos (certamente foi de onde saiu o "nome islâmico" dele). Espero que nunca tenha ouvido falar no "Brasil Paralelo", afinal é algo digno de vergonha alheia.

    Acho que é muito arriscado ir pra lá investigar a seita, já que antes ele era membro da "Ordem de Assassinos", antes de abjurar/apostasiar.

    Não gosto de explicar de maneira freudiana, mas acho que o astrólogo ficou mais cruel e sádico com o passar do tempo. Acho que quando a "piroca" parou de funcionar ele passou a "marcar para a morte" os desafetos dele para se satisfazer.

    Ele realmente ameaçou "foder o país inteiro" e se depender do Bozo e seus capangas ele vai conseguir. O objetivo da direita é destruir futuro do país pra satisfazer a ganância dos gringos e os sionistas.

    ResponderEliminar
  7. O astrólogo conseguiu transformar o Brasil num hospício, o pior é que já tem muitos "esquerdistas" pensando em onde vão exilar-se. Todo mundo que discorda do astrólogo é "esquerdista".

    Até a direita tradicional (globo e psdb) já viu que o Bozo é um burro desembestado. Acho que já perceberam que não vão conseguir segurar ele.

    O Bozo está cercado de incompetentes e puxa-sacos. As únicas pessoas com alguma competência são as piores, foram plantadas pelos gringos, pelos sionistas e pelos maçons apenas para causar o máximo de dano ao país. No que depender deles o Brasil não se recupera nunca mais. As "fake news" causaram mais estrago que uma agressão militar. [Por essas e outras é que os militares brasileiros merecem a pecha de burros, já que até a OTAN classifica as inofensivas "fake news" como um ato de agressão].

    A pior é que o campo progressista ficou muito enfraquecido pra resistir as hostes fascistas. Parece que não sobrou nenhum cérebro no PT e o Ciro mesmo tendo noção do que fazer não consegue ser consistente. Ninguém no campo progressista vai ter coragem de colocar os demônios de volta na caixa de pandora. Por isso o estrago que o Temer fez e o que o Bozo vai fazer é algo praticamente irreversível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Globo de direita? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Eliminar
  8. "Existe um karma nacional coletivo que gradualmente se desenvolve e depois se materializa".

    O que fizemos pra merecer o Bozo? Acho que vou perguntar pra esquerda namastê.

    Acho que se esse negócio de karma fosse realmente verdade metade dos países do planeta já teriam sido varridos do mapa. Acho que não teria mais ninguém vivo nesse planeta.

    Vou até encomendar um mapa astral de astrologia védica pra saber se combino com meu "crush".

    Vou consultar um certo astrólogo pra saber qual é a melhor data pra declarar guerra contra a Venezuela. O astrólogo e seus capangas estão numa verdadeira cruzada pra "combater o comunismo soviético" e eles não pensam nas consequências.

    Os reaças sonham com o fim do mundo. Poderiam esperar pelo menos a volta de Nibiru, mas tem um certo astrólogo que não conhece os planetas "trans-saturninos". Ele deve achar que plutão é uma base dos comunistas ou dos reptilianos.

    Perdão pela "linguagem de hospício", mas é a única que os seguidores do astrólogo entendem. Acho que o cérebro deles está condicionado, parecem até membros de uma seita.

    ResponderEliminar
  9. Pq nenhum olaveta vai para a br 319? a terra é de graça e podem até brincar de opção beneditina...
    mas preferem ler chesterton e curtir online uma vaca e três alqueires...

    ResponderEliminar
  10. O escândalo da direita e a Igreja da Natividade

    https://www.youtube.com/watch?v=yQefSMFln_E

    ResponderEliminar