terça-feira, 20 de maio de 2014

Receita para desintoxicação das "más ondas" dos paus mandados da política, com destaque para os do BE

Nem precisam de cores...

Uma das experiências mais gratificantes da minha vida foi viver em Itália por mais de um ano, experimentando a sensação de estar em locais famosos por eventos passados há mais de dois mil anos. Estar num local onde sabemos que ocorreu uma grande batalha, conhecendo os detalhes que à maioria não interessam, nos faz viajar no tempo e ter visões. Devido ao meu interesse prematuro por Roma e pela Grécia, gravei na memória a fisionomia dos grandes vultos da antiguidade e tal característica foi logo percebida pela minha namorada na altura, uma holandesa que estudava grego e latim e amava o Mediterrâneo, levando-a a inventar um jogo. Quando íamos a um museu ou nos deparávamos com um busto da antiguidade, ela cobria a placa e eu deveria "adivinhar" quem era. Quando se tratava de imperadores, senadores destacados ou generais, nunca me enganava. Aquilo era quase como ter de adivinhar os nomes de gente da própria família.

Ligeirezas à parte, notei que os bustos dos homens notáveis da antiguidade exerciam sobre mim uma espécie de efeito relaxante, retirando-me da atmosfera intoxicante do mundo do zapping e da constante actividade sem propósito e elevando-me a outras esferas, em que realmente podia contemplar a grandeza desses homens notáveis. Conversando com alguns amigos, mencionei-lhes o facto e pedi para que experimentassem fazer o mesmo, e funcionou. Obviamente, só partilhei isso com quem nutria o mesmo interesse que eu pela História, mas  acredito que os que se interessam pelo que se escreve cá partilham do mesmo interesse, à excepção dos paus mandados de um sujeito qualquer que há umas décadas era astrólogo profissional e enganava viúvas.

Assim, como pedido de desculpas por vos ter lembrado de alguém tão pequeno no post anterior, vos presenteio com o busto de Cícero. Para aumentar o poder da desintoxicação, sugiro a leitura das catilinárias (aqui) ao som do alegretto da 9ª de Beethoven (aqui).

1 comentário:

  1. Na verdade, é a Sétima Sinfonia (2º movimento). Otto Maria Carpeaux disse ser este o mais belo segundo movimento já composto (e olha que Beethoven è fortisissimo em segundos movimentos !) Estou ouvindo. Minha primeira paixão é Beethoven.

    ResponderEliminar